Relatório de Química Analítica - Determinar o teor de ácido salicílico em amostra comercial.

Páginas: 6 (1408 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ
ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA
QUÍMICA ANALÍTICA





Determinar o teor de ácido salicílico em amostra comercial.
















1. Introdução
Ácido salicílico
O ácido salicílico é um Beta-Hidroxiácido (ß-Hidroxiácido) com propriedades queratolíticas (esfoliantes) e antimicrobianas, o quesignifica que afina a camada espessada da pele e age evitando a contaminação por bactérias e fungos oportunistas. É um ácido utilizado no tratamento de pele hiperqueratótica, isto é, super espessada, em condições de descamação como: caspa, dermatite seborréica, ictiose, psoríase e acne, problemas que atingem facilmente a ala masculina. É caracterizado ainda por ser um regularizador da oleosidade e tambémum antiinflamatório potencial. A grande vantagem deste ácido é que apresenta um bom poder esfoliativo e também uma acção hidratante, cuja característica principal é a capacidade de penetração nos poros ajudando na remoção da camada queratinizada com uma acção irritante muito menor que os outros ingredientes.
O ácido salicílico foi originalmente descoberto devido às suasacções antipiréticae analgésica. Desde 400 a.C, que se sabe que a casca do salgueiro possuía estas propriedades. Em 1827, o seu princípio ativo, a salicilina, foi isolado. Dele se extrai o álcool salicílico, que pode ser oxidado para o ácido salicílico.
Porém, descobriu-se depois que este ácido pode ter uma acção corrosiva nas paredes do estômago. Para contornar isto foi adicionado um radical acetil à hidroxila ligadadirectamente ao anel aromático, dando origem a um éster de acetato, chamado de ácido acetil-salicílico (AAS), menos corrosivo mas também menos potente.








Propriedades Físico- químicas
Formula molecular:C7H6O3
Massa molar: 138.123 g/mol
Densidade: 1.44 g/cm³ (at 20 °C)
Ponto de Fusão: 159 °C
Ponto ebulição: 211 °C (2666 Pa)
Nome IUPAC: 2-Hydroxybenzoic acid

PropriedadesFarmacológicas
O ácido acetilsalicílico inibe a agregação plaquetária bloqueando a síntese do tromboxano A2 nas plaquetas. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível da ciclooxigenase (COX-1). Esse efeito inibitório é especialmente acentuado nas plaquetas, porque estas não são capazes de sintetizar novamente essa enzima. Acredita-se que o ácido acetilsalicílico tenha outros efeitos inibitóriossobre as plaquetas. Por essa razão é usado para várias indicações relativas ao sistema vascular.
O ácido acetilsalicílico pertence ao grupo dos fármacos anti-inflamatórios não esteróides, com propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias. Doses orais de geralmente 0,3 a 1,0 g são usadas para o alívio da dor e nas afecções febris menores, tais como resfriados e gripe, para a reduçãoda temperatura e alívio das dores musculares e das articulações.
Também é usado nos distúrbios inflamatórios agudos e crônicos, tais como artrite reumatóide, osteoartrite e espondilite anquilosante. Nessas afecções usam-se em geral doses altas, no total de 4 a 8 g diários, em doses divididas.
Reação de Neutralização
Uma reação de neutralização é caracterizada pela reação química entre um ácido (partícula capaz de ionizar-se, produzindo no mínimo um cátion hidrônio H+) e uma base (partícula capaz de dissociar-se, liberando no mínimo umânion hidroxila OH-), resultando como produtos um sal e água.
IONIZAÇÃO:  Produção aquosa de íons a partir de uma ligação química de natureza covalente, ou seja, de um compartilhamento de elétrons.
DISSOCIAÇÃO: Liberação de íons a partir de uma ligaçãoquímica de natureza iônica, ou seja, de uma doação e recepção de elétrons.
Titulação
Ou Volumetria é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinar o teor do acido salicílico a 0,5%.
  • DOSEAMENTO DE ÁCIDO SALICÍLICO EM AMOSTRA COMERCIAL
  • VERIFICAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO EM AMOSTRA COMERCIAL
  • Determinação do teor de ácido em amostras de vinagre comercial
  • Determinação do teor de ácido salicílico
  • Relatório de química analítica, determinação de ácido acético em vinagre
  • Química Analítica
  • Determinação teor de H2O2 em amostra comercial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!