Relatório de química - ácidos e bases

Páginas: 7 (1669 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
Relatório – IV Ácidos e Bases – Indicadores e pH Introdução
Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. São exemplos de indicadores ácido-base:fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromotimol e papel indicador universal. Alguns indicadores indicam até mesmo o grau de acidez ou alcalinidade (basicidade) das substâncias. Este grau é chamado do pH (produto hidrogeniônico) que mede a quantidade do cátion H+ das soluções. Existe uma escala de acidez e alcalinidade que vai de zero a quatorze. O maior número indica soluçãoalcalina (base) e o menor número indica uma solução ácida. Se o valor de pH for sete, ou seja, a metade, então a solução não é nem ácida e nem básica, ela é neutra. Quanto mais a solução se aproxima de zero, mais ácida ela é. Quanto mais a solução se aproxima do quatorze, mais básica ela é.

Considerações Teóricas
As substâncias inorgânicas se dividem em quatro grandes grupos que são conhecidoscomo as funções da química inorgânica. São elas: ácidos, bases, óxidos e sais.

Ácidos
Ácido é toda substância que em água produz o cátion H+. Quando um ácido entra em contato com a água, ele se ioniza e libera H+. Exemplos: HCl + H2O → H+ + ClHF + H2O → H+ + FIdentifica-se um ácido com a presença de um H+ no lado esquerdo da fórmula. As principais características dos ácidos são: * Sabor azedo(em geral tóxicos e corrosivos); * Conduzem eletricidade em solução aquosa (em água);

* Reagem com carbonatos ou bicarbonatos, produz gás carbônico ocorrendo uma efervescência; * Mudam a cor de certas substâncias (indicadores ácido-base).

Utilidade
* Ácido sulfúrico (H2SO4) – produto químico mais utilizado na indústria, por isso o consumo de ácido sulfúrico mede o desenvolvimento industrialde um país. É corrosivo e muito solúvel em água. É usado em baterias de automóveis, na produção de fertilizantes, compostos orgânicos, na limpeza de metais e ligas metálicas (aço). * Ácido clorídrico (HCl) – é um dos componentes do suco gástrico do nosso estômago. O HCl puro é um gás muito corrosivo e tóxico. O HCl em solução aquosa é sufocante e corrosivo. É usado na limpeza de pisos e paredes depedra ou azulejo. O ácido muriático é o ácido clorídrico impuro.

Bases
Base é toda substância que em água produz o ânion OH- (hidroxila). Quando uma base entra em contato com água, ela se dissocia e libera OH-. Exemplos: NaOH + H2O ↔ Na+ + OHMg(OH)2 + H2O ↔ Mg2+ + 2OHAl(OH)3 + H2O ↔ Al3+ + 3OHIdentifica-se uma base pela presença de OH- no lado direito da fórmula. As principais característicasdas bases são: * Sabor adstringente (sabor igual ao da banana verde que parece que “prende” a língua); * Conduzem eletricidade em solução aquosa (em água); * Mudam a cor de certas substâncias (indicadores ácido-base).

Utilidade
* Hidróxido de sódio (NaOH) – conhecida também como soda cáustica. É tóxico e corrosivo. Usado para desentupir pias. É muito usado na indústria química para prepararsabão e outros compostos orgânicos. * Hidróxido de amônio (NH4OH) em solução aquosa é conhecido como amoníaco ou amônia. Usado em limpeza doméstica, saponificações de gorduras e óleos. É tóxico e irritante aos olhos.

Ácidos e Bases, quando reagem entre si sempre formam sal e água.

Sais
Sal é toda substância que em água produz um cátion diferente do H+ e um ânion diferente do OH-. Os saissão formados a partir da reação de um ácido com uma base, que é a reação de neutralização, formando também água. Exemplos: HCl + NaOH → NaCl + H2O ácido base sal água

As principais características são: * Conduzem eletricidade quando estão na fase líquida (fundidos) ou em solução aquosa, porque nestes casos há elétrons livres; * Geralmente são sólidos à temperatura e pressão ambiente (25°C e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de Quimica acido Base
  • Relatório de química
  • Relatorio Quimica
  • Relatório de química ácidos e bases
  • Relatório de Química: Ácidos e Bases em
  • Relatorio de Quimica
  • Química Acido e Bases Relatorio
  • Relatorio Quimica Acido-Base

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!