Relatório de Química: Ácidos e Bases em

Páginas: 4 (986 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
ADALGIZA SOARES DE OLIVEIRA















ESTUDOS DE ÁCIDOS E BASES EM MEIO AQUOSO

Relatório técnico apresentado à disciplina Química Geral do Curso de Graduação de Engenhariade Produção da Universidade de Cuiabá como forma parcial de avaliação referente a 2a Parcial.

Orientador: Prof. Elisangela







SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 NORMALIDADE 3
1.1.1 Solução4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
3.1 MATERIAIS 6
3.2 METODOLOGIA 6
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 7
5 CONCLUSÕES 8REFERENCIAS........................................................................................................... 8
ANEXO – MEMORIAL DE CÁLCULO 9



INTRODUÇÃO

Segundo as ideias de Huckel e Debyesubstancias como HCI, HNO3, H2SO4, H3PO4 E OUTRAS, incluídas pelas definições de Arthenius na categoria dos ácidos, são de estrutura covalente e, ipsofacto, não podem, segundo Huckel e Debye, sofrerdissociação iônica. Em solução, reagem como solvente e se ionizam; em tal solução, não existem propriamente íons H+, mas sim, cátion H3O+. nas soluções aquosas de ácidos não existem propriamente íons H+, massim, H3O+; os íons existentes não provêm de uma dissociação do acido, mas de uma ionização de substancias iônicas.
Dessa maneira, os conceitos de base e de ácido segundo Huckel e Debye se ampliam emodificam em solução aquosa: a base é uma substância que origina íons H3O+ por ionização. A suposição de serem íons, presentes numa solução de ácido ou base, gerados por uma reação com o solvente,não propriamente por um processo de ruptura de moléculas, leva imediatamente á extensão das definições dessas substancias para soluções não aquosas.
(I. M. Rozenberg, 2002)
ÁCIDOS E BASES SEGUNDOBRONSTED E LOWRY
Segundo as definições de Arrhenius, modificadas por Huckel e Debye, os ácidos e bases geram, em solução aquosa, os íons H3O+ e OH-. Observando, entretanto, o mecanismo que leva ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de Quimica acido Base
  • Relatório de química
  • Relatorio Quimica
  • Relatório de química ácidos e bases
  • Relatório de química
  • Relatorio de Quimica
  • Química Acido e Bases Relatorio
  • Relatorio Quimica Acido-Base

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!