Relatório de preparo dos modelos didáticos-pedagógicos das células

Páginas: 9 (2117 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁGRIAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2012.1
DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR
PROFESSORA: NÚBIA PEREIRA DA COSTA




RELATÓRIO DE PREPARO DOS MODELOS DIDÁTICO-PEGAGÓGICO DE CÉLULAS





EQUIPE ORGANIZADORA: ALANNE LUCENA, ANDRÉIA MAYANA, CIRO CALEB, DAMIÃO ANDRADE, DIÊGO VIEIRA,EDARDNA SUZANA, IGOR PEREIRA, JAKELINE PEREIRA, JOSILENE MARIA, KARLA MARIANA, RUANNA LINS, TIAGO DA SILVA.







AREIA-PB
OUTUBRO DE 2012
1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

O ensino e a aprendizagem da Biologia, tratando especificamente da disciplina de Biologia Celular, são de fundamental importância para o desenvolvimento e base primordial para a qualidade de uma postura científica ecrítica por partes dos estudantes, sendo eles da esfera de instrução básica ou acadêmica. Tendo em vista esse pressuposto e percebendo-se a necessidade de facilitar e permitir o fácil entendimento, visualizou-se a necessidade da construção de projetos didáticos que pudessem corresponder a essas demandas.
Nesse contexto de assimilação do saber, os professores, em especial, se deparam com as limitaçõesdos discentes no entendimento da identificação e caracterização de células animais e vegetais, e principalmente de seus constituintes celulares, a saber, as organelas.
O desenvolvimento e elaboração do projeto justificaram-se pela premência de melhorar e qualificar o ensino com a inserção de novas metodologias, e com a utilização de materiais de fácil acesso de caráter pedagógico que facilitem acompreensão do conteúdo abordado.
Assim, se torna perceptível a importância do uso dos modelos didáticos da célula no âmbito escolar, levando o alunado a entender as estruturas pertencentes à célula e todos as outras informações ligadas a mesma. Isso mostra de forma clara, que a maquete como recurso didático-pedagógico é capaz de despertar o interesse, devido a diversos fatores, entre eles otamanho e estrutura dos modelos celulares, a utilização de cores fortes e atrativas, além de materiais diferenciados que possibilitam a participação ativa e constante do educando, respondendo com entusiasmo a atividade proposta. Essa abordagem diferenciada também permite uma interação prazerosa e proveitosa entre o educador e o aluno.2. MATERIAL E MÉTODOS UTILIZADOS

Inicialmente foi proposto um trabalho de pesquisa em diferentes meios a fim de que fosse possível a construção de uma ideia primária a respeito da maneira pela qual seria elaborado o projeto. Partindo de análises feitas em literatura específica a respeito do assunto e através de imagens e fotos de modelos celulares, fez-se um esboço de como deveria ser a célulaanimal e a célula vegetal. A ideia de como elaborar o modelo da molécula de DNA veio a tona a partir do momento em que se notou a necessidade de projetar algo que transmitisse a tridimensionalidade da molécula e das estruturas que a compõem.
Descrevendo-se de modo minucioso, a matéria-prima utilizada para a confecção de cada estrutura celular, percebeu-se uma considerável variedade de materiais,fugindo de algo comum, tratando-se do fato de não utilizar um único material para a elaboração de todo projeto, mas sim no “pensar individualmente” de cada organela, sendo sensível a adaptação de cada material a sua forma e estrutura, sem fugir do que já se tem estabelecido pelo saber científico. Considerando os argumentos apresentados, assim dispomos a organização dos modelos didático-pedagógicode células:

 Célula Animal:
 Possuindo uma estrutura e um preparo bem mais elaborado do que a célula vegetal, utilizou-se uma estrutura maior para comportar todas as suas organelas, sendo utilizado como molde e delimitador um vaso de plástico desobstruído transparente e inclinado, facilitando a visualização do público e tornando prático e de fácil transporte. Lembrando que as bordas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • modelo de relatorio pedagogico
  • Modelo de Relatório de Estágio I
  • Modelo Relatório De Aulas Práticas
  • modelo didatico
  • conhecimentos didaticos pedagogicos
  • modelos pedagogicos
  • Modelos Pedagógicos
  • : FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DO JOGO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!