Relatório de prática comportamental i

Páginas: 6 (1350 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS
TRABALHO DE PRÁTICAS DE TEORIA COMPORTAMENTAL I
PSICOLOGIA 2º PERIODO

ACADÊMICOS: Ediana L. Almeida

RESULTADOS DOS EXPERIMENTOS REALIZADOS NA DISCIPLINA PRÁTICAS DE TEORIA COMPORTAMENTAL I

No experimento Observação do Nível Operante, Caixa de Skinner, o sujeito experimental número 5, farejou58 vezes, levantou-se 22 vezes, limpou-se 10 vezes tocou a barra 6 vezes e pressionou-a 4 vezes. Conforme pode ser visto na figura1.


Figura 1. Nível Operante do sujeito experimental número 5.


No experimento Treino ao Bebedouro, o sujeito experimental número 5 consumiu 288 gotas de água, conforme pode ser visto na figura 2.

Figura 2. Consumo de água do sujeito experimentalnúmero 5.

No experimento Modelagem do Comportamento de Pressionar a barra e CRF, o sujeito experimental número 5 consumiu 286 gotas de água, conforme pode ser visto na figura 3.

Figura 3. Modelagem da resposta do sujeito experimental número 5.
No experimento Manutenção do Comportamento de Pressionar a Barra e Esquema de Reforçamento Intermitentes em Razão Fixa, o sujeito experimentalnúmero 5, pressionou a barra nos dez primeiros minutos 163 vezes, e após isso, dos onze aos vinte minutos pressionou-a 26 vezes, recebendo água apenas se pressionasse a barra três vezes. Portanto, a barra foi pressionada ao total 260 vezes, conforme pode ser visto na figura 4.


Figura 4. Manutenção do Comportamento de Pressionar a Barra – CRF e Esquema de reforçamento Intermitentes em Razão Fixa dosujeito experimental número 5.

No experimento Extinção do Reforçador, o sujeito experimental número 5, pressionou a barra nos dez primeiros minutos 12 vezes não sendo reforçado com nenhuma gota de água nesse período, em seguida, ficou um período de 5 minutos sem nenhum pressionamento à barra e após isso, voltando a receber água a cada vez que pressionasse a barra. A barra foi pressionada aototal 238 vezes, conforme pode ser visto na figura 5.

Figura 5. Extinção do Reforçador do sujeito experimental número 5.

Discussão

A observação do sujeito experimental nº 05 iniciou-se com a análise do seu comportamento em nível operante, o que é de suma importância para nossa compreensão de como o sujeito irá se comportar naquele determinado ambiente, tornando-se possível prever econtrolar seu comportamento posteriormente, além de obter um referencial de como ele se comportava inicialmente, e de como ele passou a se comportar no final do experimento. Segundo Borges Medeiros (2007) comportamento operante é aquele que produz modificações no ambiente e é afetado por elas, tornando-se possível compreender como obtemos nossas habilidades e conhecimentos. Portanto, pode-se perceber quea figura 1 mostra justamente este nível operante do sujeito experimental colocado pela primeira vez na caixa de Skinner, ou seja, antes de receber qualquer estímulo reforçador.
Segundo Borges e Medeiros (2007), o comportamento produz consequências e modificações no ambiente. O experimento apresentado na figura 2 vai retratar como o comportamento do sujeito experimental vai ser modificado apóseste encontrar a água no bebedouro que foi acionada pelo experimentador. Antes não havia nada que controlasse seu comportamento, agora, porem ele era controlado, aumentando o número de vezes em que este sujeito emitia uma resposta de aproximação ao bebedouro, pois todas as vezes que emitia a resposta de se aproximar do bebedouro, tinha como consequência o acionamento da água que permitia a elebebê-la. Ou seja, sua resposta produzia uma consequência, e esta consequência é que permitia que o comportamento fosse controlado.

É importante esclarecer que neste caso houve um aumento da probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer, mas o contrário também poderia ocorrer, e ao invés de um aumento na probabilidade da resposta, haveria então uma diminuição na resposta, ou seja, o sujeito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Química I
  • Relatorio de pratica de ensino i
  • Relatório de pratica i
  • Relatório Prática de Observação I
  • Relatorio de praticas pedagogicas i
  • Relatorio Pratica Experimental I
  • Relatório Prática I
  • Relatório de prática docente i

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!