Relatório de PI

Páginas: 7 (1727 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
Introdução

1. Pele

1.1 Estrutura e fisiologia
A pele é composta por três camadas principais, a epiderme, a derme e a hipoderme. Cada camada possui características e funções especificas.
“A pele é constituída basicamente por três camadas interdependentes: a epiderme, derme e hipoderme” (AZULAY, 2008).

2. Epiderme
A epiderme é subdividida em quatro camadas (com exceção da palma dasmãos e da sola dos pés, que contem cinco camadas), essas são: Camada basal, camada espinhosa, camada granulosa e a camada córnea que é a camada superficial da pele.
 A sua célula principal é o queratinócito que produz a queratina. A queratina é uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção. Existem também os melanócitos (produtores de melanina, um pigmento que absorve os raios UV);e células imunitárias, principalmente células de Langerhans e células de Merkel.
A epiderme é a camada superficial da pele [...] ela é constituída por ceratinócitos, compostos por células epiteliais denominadas queratinócitos, responsável pelo corpo da epiderme e seus anexos (pelos, unhas e glândulas) , sistema melânico, formado por melanócitos,
Células de Langerhans [...] e células de Merkel[...]. (AZULAY, 2008)

2.1 Camada basal
É a camada mais profunda, sendo composta por uma única fila de células de forma prismática situadas sobre uma membrana basal que separa a epiderme da derme e através da qual essas células recebem os elementos necessários para a sua nutrição. Estas células estão em constante divisão, ou seja, à medida que se multiplicam, as novas vão empurrando as maisantigas em direção à superfície, de modo a que estas passem a pertencer a outras camadas.

Camada celular mais profunda da epiderme tem participação vital na formação e manutenção da junção epidérmica. Na pele normal é composta por uma única fileira de queratinócito justapostos, a maioria com capacidade de multiplicação, as células germinativas. (AZULLAY, 2008)

2.2 Camada Malpeghiana ou camadaespinhosa

É formada por várias células provenientes da camada basal que, à medida que as novas células profundas vão nascendo, vão se deslocando para o exterior. As mais profundas são as arredondadas, enquanto que as que estão mais próximas da superfície são mais planas. “È formada pelas chamadas células escamosas ou espinhosas [...]. As células da camada espinhosa são separadas por espaçoscruzados por finos filamentos denominados pontes intercelulares da epiderme.” (SAMPAIO, 2007).

2.3 Camada granulosa

É formada por uma ou duas filas de células muito planas compostas por alguns grânulos, nos quais é elaborada a queratina, a proteína fibrosa que garante à pele a sua peculiar consistência. Embora estas células, durante a sua maturação, produzam queratina, em simultâneo vãoigualmente perdendo o seu núcleo e os restantes elementos intracelulares, o que proporciona a perda da sua vitalidade.
“É formada pela célula granulosa, assim denominada, pois caracterizam-se pela presença de grande quantidade de grânulos [...] em áreas de queratinização imperfeita, a camada granulosa pode estar ausente.” (SAMPAIO,2007)

2.4 Camada córnea

É a camada mais externa da epiderme,sendo formada por várias filas de células repletas de queratina que, entretanto já perderam o seu núcleo e que não desempenham qualquer atividade vital, sendo por isso células mortas que são eliminadas com o tempo sem causar nenhum dano ao tecido.
“Sendo a camada mais externa da epiderme [...], as células são acidófilas e extremamente planas, sendo as células mais largas do organismo o quepermitirá a sua descamação sem nenhum dano a integridade do tecido.” (AZULAY, 2008).


3. Outras células da epiderme

3.1 Células de Langerhans

 São células imunitárias gigantes, de forma estrelada graças à presença de prolongamentos membranares que se estendem entre os queratinócitos. Elas são produzidas pela medula óssea e migram para a epiderme onde atuam como macrófagos e contribuem à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de PI
  • Relatório de pi
  • Relatório PI
  • Relatorio da determinação da constante pi
  • Relatorio Tecnico PI
  • RELATÓRIO DE VISITA AO LACEN/PI
  • relatório física valor pi
  • Relatório da situação dos RN de Teresina-PI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!