RELATÓRIO DE PESQUISA

Páginas: 8 (1871 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2015














RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO À E.E.B. PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK































INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade sistematizar o período de observação realizado na E.E.B. Presidente Juscelino Kubitschek, na localidade de São José no dia vinte de outubro de 2014, realizado como requisito da disciplina dePrática Docente Projetos Integrado, ministrado pela professora Maria Aparecida.
A escola nos recebeu no dia vinte de outubro às 18h40minutos, onde pudemos presenciar as aulas da professora de educação física Marlete da Silva. A professora nos recebeu muito bem, nos explicou como funcionam suas aulas e a forma como são ministradas. Tiramos algumas duvidas sobre alguns procedimentos aplicados pelaprofessora nas aulas de Educação Física para adolescentes do ensino médio.
Durante este breve período de observação pudemos inferir acerca de nossas futuras práticas pedagógicas como professores de Educação Física que, podemos fazer diversas aulas lúdicas com os alunos, podendo também trazer os alunos para atuarem junto com o professor.
Foi possível perceber que a finalidade da atividade, foi vercomo são ministradas as aulas de Educação Física por um professor que seja formado na área e de como planejam suas aulas, como lidam com os alunos.
Com isso nos perguntamos, qual a importância do Projeto Político Pedagógico nas aulas de Educação Física?








DESCRIÇÃO E ANALISE DE OBSERVAÇÃO

No dia vinte de outubro de dois mil e quatorze, nós acadêmicos do terceiro período deEducação Física da Universidade do Vale do Itajaí – campus Biguaçu, chegamos às 18h40min horas na E.E.B. Presidente Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Areias do município de São José, com o intuito de conhecermos como são planejadas, ministradas e colocadas em prática, uma aula de Educação Física e analisarmos O PPP da escola. Fomos recebidos pela professora Marlete da Silva, professora deEducação Física da escola, que nos oportunizou assistirmos suas aulas, seu método de dar aula e trabalhar como professor.
Ao chegar à escola pudemos notar que havia dois prédios com salas de aulas, um prédio com dois andares e o outro um andar, uma boa arquitetura, porém os ambientes eram pouco arejados e ventilados, algumas salas havia ventilador, mas não funcionavam. Em alguns pontos daescola é de fácil locomoção para os alunos e pessoas portadoras de necessidades especiais, mas em alguns pontos havia dificuldade de acesso principalmente para portadores de necessidades especiais. Os corredores e salas são bem sinalizados, com fácil visualização, até mesmo para pessoas que não frequentam a escola. A escola disponibiliza uma humilde biblioteca, com livros didáticos e de literaturas.Há um refeitório, onde são servidos os lanches aos alunos, bem arejado e organizado. O ginásio de esportes da escola é cedido pelo município, fica nos fundos da escola, mas os alunos tem acesso pelo pátio da escola, no pátio também encontramos uma quadra de vôlei de areia e um campo de futebol de areia, com a areia bem grossa. O ginásio é mal iluminado, não há nenhuma ventilação, o piso é irregulare as cestas de basquetebol estão quebradas. Em algumas aulas muito quentes a professora leva os alunos para as quadras do pátio da escola.
Durante nosso período de conversa e observação com a professora Marlete, assistimos às aulas dos alunos do primeiro ano, do segundo e terceiro ano do ensino médio. Foi possível notar os alunos muito agitados e bagunceiros, a professora mal conseguia fazer achamada. Observamos que os alunos têm bastante dificuldade de chegar no horário, pois muitos trabalham durante o dia e acabam chegando atrasados para as aulas, muitos alunos vão para a aula com roupas impróprias para as atividades físicas. Nas aulas observadas a professora trabalhou com os alunos do primeiro e segundo ano o voleibol e os alunos do terceiro ano o futsal. Na maioria das aulas a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de pesquisa
  • Relatório de Pesquisa
  • Relatorio de pesquisa
  • RELATORIO DE PESQUISA
  • Relatório de pesquisa
  • Relatório de pesquisa
  • Relatorio de pesquisa
  • RELATORIO DE PESQUISA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!