Relatório de pesquisa - quem somos e quanto somos na cidade de tabatinga, am

Páginas: 7 (1534 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TABATINGA – CESTB
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA 1º PERÍODO
DISCIPLINA DE PSICOLOGIA GERAL E DA PERSONALIDADE





ARYANA DE ARAÚJO NOGUEIRA
DANYEL LIMA BARROS






A GEOGRAFIA DOS ESPECIAIS: QUEM SOMOS E QUANTOS SOMOS NA CIDADE DE TABATINGA-AM.








TABATINGA-AM
2012
ARYANA DE ARAÚJONOGUEIRA
DANYEL LIMA BARROS










A GEOGRAFIA DOS ESPECIAIS: QUEM SOMOS E QUANTO SOMOS NA CIDADE DE TABATINGA-AM.



Trabalho de pesquisa de campo apresentado como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina psicologia geral e da personalidade ministrada pela profª Darcimar Souza Rodrigues na Universidade do Estado do Amazonas.






TABATINGA, AM
2012
SUMÁRIOINTRODUÇÃO

1. DESENVOLVIMENTO

1.1 CONHECENDO AS DEFICIÊNCIAS


2. CONSIDERAÇÕES FINAIS


3. BIBLIOGRAFIA


















INTRODUÇÃO
A construção de uma sociedade mais inclusiva é fundamental para a atualidade, para que uma sociedade se desenvolva democraticamente. Entende-se por inclusão “a garantia de todos ao acesso contínuo e permamente ao espaço comum da vidaem sociedade, orientando-se pelas relações de acolhimento à diversidade humana em todas as áreas da vida”. A inclusão social é um processo muito complexo e que encontra diversidade de tendências a seguir, transformando cada situação em um caso singular e fazendo com que as propostas utilizadas em um determinado contexto necessitem de reformulações.
Com esse intuito, este trabalho tem porobjetivo o levantamento de dados que serão analizados, para então procurar promover estratégias para garantir e sustentar a todos o processo de inclusão.
1. DESENVOLVIMENTO
A Geografia dos Especiais: quem somos e quanto somos na cidade de Tabatinga-Am.
No dia 28 de Março do presente ano realizamos uma pesquisa de campo entitulada:
“A Geografia dos especiais: quem somos e quanto somos na cidade deTabatinga-Am”. Especificamente na rua Muniz de Aragão, bairro Dom Pedro I.
Orientados pela professora Darcimar Souza Rodrigues iniciamos nossos trabalhos às 08:09 (horário local), no endereço supracitado. E através de um questionário pré-estabelecido demos início a pesquisa. Vale ressaltar que todos os entrevistados aceitaram participar da pesquisa por livre e espontânea vontade, epara fins de comprovação, todos eles assinaram o termo de concentimento e leram a carta de apresentação.

1.1 CONHECENDO AS DEFICIÊNCIAS
Em nossa área de pesquisa econtramos algumas deficiências congênitas e adquiridas, o mais comum foi o Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de Mobilidade Reduzida, Epilepsia, Paralisia Cerebral, Paralisia Infantil e, por fim, um caso de Distúrbio Mental.Vale ressaltar que nenhuma das pessoas entrevistadas permitiram algum tipo de contato com os deficientes, portanto, todos os relatos foram dados por familiares, a não ser nos casos de AVC, no qual tivemos a oportunidade de conversar com eles. Mas no contexto geral, a maioria dos relatos não foram obtidos diretamente pela pessoa afetada, mas sim familiares.
Havia duas pessoas querecentemente tinham sofrido AVC, tratava-se de duas senhoras. Notou-se aí uma grande diferença na recuperação delas, talvez o fator mais importante foi o auxílio dos familiares em sua recuperação. Uma das pacientes tinha pleno apoio da família, sobretudo de seus filhos, que a ajudavam diariamente, dando todo o suporte necessário para sua recuperação. Porém a outra paciente vivia uma triste realidade deabandono dos familiares. Sendo ajudada apenas pelo seu cônjuge, que ajudava em tarefas da casa, em sua alimentação e até mesmo em suas necessidades fisiológicas.
Também tornou-se evidente uma clara diferença econômica dos entrevistados, maioria deles não tinham recursos financeiros para sustentar-se, e dependiam de auxílio do governo.
É o caso de “Maria”, que sofre de epilepsia, que não é em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Somos
  • Quem somos nós
  • o que somos ?
  • Quem somos nós
  • Quem somos nos ?
  • quem somos nos
  • QUEM SOMOS
  • Quem somos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!