Relatório de Participação Projeto Negocio a Negocio

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
Empresa: Geração Y Consultoria
Agente: José Adilson
Relatório individual do Projeto Negócio a Negócio Pernambuco
Pontos Fortes e Pontos Fracos do MEI e ME:
Inicialmente o Projeto NAN vem para trazer um pouco de escape e uma possível solução para problemas corriqueiros que acometem todos os Microempreendedores Individuais e os Microempresários.
Mediante a essa situação inicial o Agente deOrientação Empresarial (AOE) depara-se com muitos empresários perdidos nas diversas áreas a serem geridas dentro da organização. Coletados em diagnóstico a principal deficiência das empresas ainda continua sendo as Finanças, levando os empresários muitas vezes a pensar que esse aspecto é um algo impossível de ser gerido. Junto com as Finanças, os demais pontos deficientes das empresas sãorespectivamente: Mercado, Pessoas e Processos.
Atualmente, muitos dos empresários nãos têm noções dos princípios básicos de gestão, impossibilitando-o de efetuar uma gestão eficaz. Muitos dos relatos são centralizados na falta de educação primária, no MEI, e falta de mão de obra qualificada, no ME.
Em detrimento ao cenário de dificuldades onde as Microempresas se encontram em Pernambuco, os empresários eseus representantes são estimulados dia a após dia pelo mercado que ainda continua aquecido e lhes proporcionam obter a renda necessária para sustento de suas famílias e correlatados.
Pontos Fracos encontrados nos empreendedores:
Finanças: Sendo esse o campeão das reclamações para o funcionamento das empresas, é tratada como alto teor de dificuldade, mas sendo o problema principal a falta dededicação para trata-la como é devida. Onde aproximadamente 85% dos empresários não fazem o básico para o começo de um controle financeiro, não fecham caixa e nem registram entrada e saídas financeiras. Consequentemente resultando na bola de neve causada pelo mau começo do controle. Além de não terem noções de tributação e formação de preço.
Mercado: É uma parte da organização, que ainda é bemtrabalhada pelos ME’s e MEI’s, constantemente fazem atualizações e ainda outros buscam auxílios de terceiros para uma boa realização do Marketing, do preço, da escolha do produto e da parceria com fornecedores. Uma parte que atrai muito os olhares dos empresários, fazendo com que muitas vezes ele pense que a empresa é só isso, e, só com isso ela terá sucesso.
Pessoas: Nesse contexto frequentemente éencontrado a ausência do tratamento do colaborado como peça fundamental para o funcionamento da empresa, muitas vezes executoras de serviços não atentam para as metodologias simples de tratamento do capital humano que elas detêm. Alguns dos empresários, alicerçados em pensamento antigos, analisam o ser humano como custo e devendo apenas trata-lo com demissional e admissional. Mas ainda foramencontrados poucos que migram dia após dia para o bom funcionamento da empresa através do bom tratamento das pessoas que ali trabalham. O investimento em educação representa um dos maiores medos de custo dos empreendedores, seguido de causas trabalhistas.
Processos: Atualmente os Empresários de micro porte não priorizam a gestão de operações e processos na organização, por analisarem que estão em umcontexto de menor porte ocasionando a acomodação das praticas já realizadas anteriormente, sendo algumas práticas detentores de retrabalhos, porém ainda não percebido pelo os mesmo.
Pontos Fortes encontrados nos empreendedores
O principal ponto forte é o entusiasmo em ter o próprio negócio, podendo tomar suas próprias decisões, podendo controlar seus próprios gastos, resumindo ser seu própriopatrão. Um dos pontos fortes também encontrados nos empresários é o uso contínuo da ferramenta internet, fazendo com que eles possam buscar conhecimento e estudar tanto nos seus tempos livres como no seu local de trabalho. Com isso diminuindo a distância para disseminação do conhecimento, fato que aprisionou gerações na falta de informações. Não só para conhecimento, a internet e atualmente usada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto negocio á negocio
  • Projeto de negócio
  • Projeto de Negócios
  • Projeto de negocio
  • Projeto de negocio
  • Projeto de negocio
  • Projeto de negócios
  • Projeto de negócio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!