RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Páginas: 13 (3141 palavras) Publicado: 30 de dezembro de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CAMPUS- ARAGUATINS
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ORIENTADORA: QUITÉRIA ALCÂNTARA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO












RELATÓRIO DESCRITIVO- ANALÍTICO DE OBSERVAÇÃO









ARAGUATINS
2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CAMPUS- ARAGUATINS
ACADÊMICAS: FRANCISCACARVALHO E DANIELLE OLIVEIRA











Trabalho apresentado com o objetivo de obtenção de nota na disciplina psicologia da educação, com a orientação da professora Quitéria Alcântara.










Araguatins
2014

SUMÁRIO

1.Introdução........................................................................................ 01

2.Revisãoliterária............................................................................... 03

3.Enteando no mundo infantil........................................................... 06

4.Conclusão........................................................................................ 09

5.Referências ..................................................................................... 10








INTRODUÇÃO

O presenterelatório é uma síntese das observações realizadas, com duas crianças do sexo feminino; Karoline uma menina de 5 anos, que mora na cidade de Praia Norte -To, e a criança Bianca uma menina de 6 anos que mora em Augustinópolis -To. A observação foi realizada nas duas cidades citadas acima, na casa de cada umas das observadas
O que nos motivou a escolher essa faixa etária, foi pelo fato dessascrianças, serem mais acessíveis; e por tais, serem próximas (sobrinha e prima) das observadoras. E porque pudermos comparar o comportamento de ambas, pois são de idades deferentes, e família também.
Nosso principal objetivo é mostrar como a carga genética e o ambiente influencia muito no comportamento de um indivíduo, como alguns psicólogos e cientistas acreditam. Desse modo observamos as crianças comintuito de conhecer mais o universo infantil.
A uma concepção inatista do desenvolvimento humano, vê o processo de desenvolvimento como o desabrochar de características internas, genéticas ou constitutivas. Desta forma, o que o indivíduo se tornará é proveniente, basicamente, do que já se encontra nele contido, embora se admita que este ‘aflorar’ também dependerá de condições ambientaisexternas adequadas. E a concepção ambientalista de desenvolvimento e aprendizagem. Nela, o que somos é exclusivamente oriundo das estimulações que recebemos do meio ambiente. Nosso papel é passivo. Somos receptores moldados pelos conteúdos que a sociedade nos impõe. (apud; internet).
Segundo a citação o desenvolvimento humano, pode ser desenvolvido através da característica genética, herdadas de nossospais. Exemplo; quando dizemos filho de peixe peixinho é. Para a teoria inatista a hereditariedade influencia muito, pois para os teóricos inatistas, se nossos pais ser pintores ou artista os filhos também devem ser artista.
Já para os teóricos ambientalistas, o desenvolvimento humano é adquirido através do ambiente que o indivíduo vive, ou seja se uma criança vive em um lar com regras, com apresença de seus pais e uma boa educação e tem condições de vida boa, certamente ela se desenvolverá muito mais cedo e muito melhor, do que criança que mora em lar que não tem a presença dos pais, não tem regras, e não tem uma qualidade de vida boa.
Karoline é filha única, mais de família de pais separados, mora com sua mãe e padrasto, mas passa maior parte de seu tempo com sua avó. É uma criançaum pouco tímida, que estuda em uma escola pública do município de Praia Norte, ela ainda não sabe ler, mas já escreve algumas coisas. É uma criança carente de afeto de paterno, pois como citado acima é filha de pais separados, e seu pai biológico mora em outra cidade e eles quase não se comunicam. Acreditamos que seu desenho não é melhor pelo fato dessa circunstância e por ser muito mimada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de observação
  • relatorio de observaçao
  • Relatório de Observação
  • Relatorio de observação
  • Relatório de Observação
  • Relatório de observação
  • relatorio observaçao
  • Relatório de Observação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!