Relatório de observação

Páginas: 7 (1741 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
relatório de observaçãoRELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO REALIZADA NA
EBM. PROFª IVONE TERESINHA GARCIA, NO CEI OTÍLIA E NO EJA DA ESCOLA EBM. PROFª CLOTILDE RAMOS CHAVES

Evandra Cristina dos Santos Estrela Lauer

O presente trabalho relata as observações realizadas durante a disciplina Pesquisa e Processos Educativos, dirigida pelas professoras responsáveis Idorlene da Silva Hoepers e Sônia ReginaFernandes, baseando-se no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na prática, na vida acadêmica, profissional e pessoal.
De acordo com a Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008. Estagio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparação para o trabalho produtivo deeducandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. (art.1°).
 O estágio, além de integrar o itinerário formativo do educando visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional ea contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Esta observação foi de grande valia para que nos deparássemos com problemas reais, com situações corriqueiras, que nos colocou frente a frente com a diversidade, com uma sociedade que normalmente conhecemos em sua superfície, grande surpresa nos traz quando nos deparamos com crianças quenos mostram tudo, seus problemas, carências, alegrias e emoções em geral. A interação com a diversidade é complexa, nos traz momentos de reflexão do modo como agimos, pensamos ou até falamos destas culturas todos, percebemos que o que é diferente de nós nos incomoda.
Segundo Piaget, (citado por Yves de La Taille p.12), “devemos verificar como os fatores sociais comparecem para explicar odesenvolvimento intelectual”. Verificar o tipo de relação social que se estabelece nesta unidade escolar foi uma tarefa muito prazerosa, mas não quer dizer que tenha sido fácil. Segundo Paulo Freire (Professora sim, tia não p.9) o processo de ensinar, que implica o de educar e vice-versa, envolve a “paixão de conhecer” que nos insere numa busca prazerosa, ainda que nada fácil.
ANOS INICIAIS
A escolaonde foi feita esta observação é uma escola mediana chamada EBM.Profª Ivone Teresinha Garcia com 700 alunos, situada no bairro Santa Regina em Camboriú, um bairro onde nos deparamos com muita desigualdade social, tendo em média trinta professores, uma fonoaudióloga, uma psicóloga, uma psicopedagoga, uma orientadora, uma supervisora, duas secretárias, uma diretora, uma bibliotecária, dezserventes e seis merendeiras. A unidade possui sala de informática e laboratório de ciências.
Minha observação foi em um 4º ano com 26 alunos e uma professora que está prestes a se aposentar, não tive problemas com a receptividade dos alunos e nem da professora, pois já nos conhecíamos, fiquei muito feliz por me deparar com uma sala cheia de atenção e cordialidade
“É por meio do diálogo que professore aluno juntos constroem o conhecimento,
chegando a uma síntese do saber de cada um” (HAIDT,1999, p. 59), conscientes do nosso papel em sala de aula obtemos uma segurança e um respeito que será retribuído por nossos alunos, tratamento este que motiva para a aprendizagem
No que diz respeito às práticas de sala de aula, percebi que a professora consegue fazer com facilidade ainterdisciplinaridade mesmo sem que as crianças percebam, em um dos dias da observação com um único tema, que foi “cárie” ela trabalhou a língua portuguesa, o meio ambiente, a matemática, a história e saúde, em um desenrolar muito simples, vimos em sala de aula com a Profª Maria Salete que a autora Magda Soares possui livros que trabalham somente assim, a partir de um texto ela trabalha todas as disciplinas, então...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
  • Relatório de observação
  • relatorio de observaçao
  • Relatório de Observação
  • Relatorio de observação
  • Relatório de Observação
  • Relatório de observação
  • relatorio observaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!