Relatório de observação de estágio

Páginas: 8 (1785 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE DE CIÊNCIAS SÓCIOECONÔMICAS E HUMANAS




















LITERATURA PORTUGUESA II



Ricardo Regis de Almeida























ANÁPOLIS-2012
RICARDO REGIS DE ALMEIDA



















LITERATURA PORTUGUESA II



Trabalho apresentado aodepartamento de Letras da Universidade Estadual de Goiás – Unidade de Anápolis – para fins de avaliação na disciplina Literatura Portuguesa II, sob a orientação da Profª Émile Andrade






















ANÁPOLIS-2012

Análise dos aspectos poético-trovadorescos presentes na canção “Domingo no Parque”, a partir de uma perspectiva biográfica do cantor e compositor GilbertoGil.





Ricardo Regis de Almeida[1]
Profª Emile Andrade[2]
Biografia

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador e passou a infância em Ituaçu, no interior da Bahia, onde começou a se interessar pela música ouvindo Orlando Silva e Luiz Gonzaga. Aos 9 anos, mudou-se para Salvador e começou a aprender acordeom. Aos 18 anos, formou o conjunto "Os Desafinados". No fimdos anos 1950, influenciado por João Gilberto, passou a tocar violão.
Durante a faculdade de administração de empresas, conheceu a música erudita contemporânea. Em 1962, gravou o seu primeiro compacto solo e conheceu Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa. No ano seguinte, com Tom Zé no grupo, fizeram o show "Nós, Por Exemplo", no Teatro Vila Velha, em Salvador. Logo em seguida, Gilmudou para São Paulo, onde trabalhou na empresa Gessy-Lever e em tal época conheceu Chico Buarque.
Gil tornou-se famoso no programa de televisão "O Fino da Bossa", comandado por Elis Regina, em que apresentou, entre outras, suas composições "Eu Vim da Bahia" e "Louvação". Já no Rio de Janeiro, Gil participou de festivais da Record e da TV Rio e chegou a ter seu próprio programana TV Excelsior, o “Ensaio Geral”. No 3° Festival da Record, em 1967, Gil apresentou “Domingo no Parque” acompanhado pelos Mutantes, ficando em segundo lugar.
"Alegria, Alegria", de Caetano Veloso, ficou em quarto lugar e formou, junto com "Domingo no Parque", o embrião do movimento tropicalista, que misturava os elementos da indústria cultural e os materiais da tradiçãobrasileira. Diferente da Bossa Nova, o tropicalismo tinha uma proposta crítica, mostrando uma preocupação com os problemas sociais do país. Em 1968, foram lançados os LPs "Gilberto Gil" e "Tropicália ou Panis et Circensis”.
Em 1969, Gil e Caetano Veloso foram taxados de "subversivos" pelo regime militar e partiram para o exílio na Inglaterra. Retornaram ao Brasil em 1972. Gil lançou"Expresso 2222" e "Refazenda". No álbum "Realce", de 1979, mostrou seu interesse pelo reggae e o pop. Gil trabalhou com Jimmy Cliff e em 1980 lançou uma versão em português do reggae "No Woman, No Cry" ("Não chores mais") sucesso de Bob Marley.
Em 1993, com Caetano Veloso, lançou "Tropicália 2", que incluía o rap na faixa "Haiti".
Dentre seus muitos sucessos, os maiores foram"Preciso Aprender a Só Ser", "Eu Só Quero um Xodó" (Dominguinhos/ Anastácia), “Punk da Periferia", "Parabolicamará", "Sítio do Pica-pau Amarelo", "Soy Loco por Ti América" (com Capinam), "Realce", "Toda Menina Baiana", "Drão", "Se Eu Quiser Falar com Deus" e muitas outras.
De 1989 a 1992, Gil foi vereador na Câmara Municipal de Salvador pelo Partido Verde. Em 2 de janeiro de 2003, tomouposse no cargo de Ministro da Cultura, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, do qual demitiu-se em julho de 2008, para dedicar-se à carreira artística.

Domingo no Parque (Gilberto Gil)

O rei da brincadeira (ê, José) 
O rei da confusão (ê, João) 
Um trabalhava na feira (ê, José) 
Outro na construção (ê, João) 

A semana passada, no fim da semana 
João resolveu não brigar 
No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Observação de Estágio
  • relatorio de estagio de observação
  • Relátorio de observação estágio
  • Relatório de estagio observação
  • Relatório de Observação do Estágio
  • Relatório de estágio de observação na eja
  • Relatório de estágio observação
  • Relatorio estagio observação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!