RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE- 1ª PARTE REFERENTE À OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR:

Páginas: 5 (1191 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE- 1ª PARTE REFERENTE À OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR:

Em primeiro momento observamos o ambiente escolar, conversamos com a Vice-Diretora do colégio, como também pedimos a autorização da professora para a realização do trabalho de observação das aulas. Trata-se de um Colégio da rede municipal, o qual atende aos níveis fundamentais de ensino, de 1º ao9º ano do ensino fundamental, como também turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), atendendo turmas no turno manhã e tarde. Tivemos a oportunidade de observar que o colégio é bastante amplo, com dois portões de acesso, são aproximadamente 40 salas de aula, quadras de esporte, biblioteca, refeitório, etc. Como realizaremos o trabalho de observação em turma de nível fundamental, os horáriosdisponíveis e compatíveis nos possibilitaram essa etapa de observação em uma turma de 9° ano. A seguir faremos exposição de alguns pontos referentes às condições de infraestrutura da escola, recursos humanos e material didático para melhor nortear as informações acerca de tais aspectos.
Observamos que em relação ao espaço (extensão) o colégio é amplo, apresenta um espaço consideravelmente grandepara circulação de pessoas, não temos dados precisos em metros quadrados do espaço, mas trata-se de um lugar bastante amplo, corredores largos para proporcionar um espaço que atenda ao público que circula pelos ambientes do colégio. Um detalhe bastante importante dos espaços para circulação de pessoas é que em todas as vias de acesso da escola, tanto à entrada, às salas de aula, aos banheiros,corredores, pátio, cantina etc. foram construídas rampas para facilitar o acesso e a circulação das pessoas, sejam elas alunos, pais ou funcionários que apresentem alguma deficiência física (permanente ou temporária) e precisem do uso de cadeiras de rodas. O ambiente para recreação e esportes, contém duas quadras, sendo uma de vôlei e uma de futsal, além de um mini campo para os alunos praticaremesportes, sejam eles nos intervalos como também para as práticas de aulas de Educação Física. Observamos também que existe um espaço bastante amplo que se fosse bem planejado proporcionaria uma melhor recreação para os alunos, como por exemplo uma área de lazer.
Tratando-se das salas de aulas, observamos que estas não são tão grandes, são proporcionais ao número de alunos, que são entre 25 e 35 porsala. Nas salas de aula não contém recursos midiáticos como Datashow, computadores, DVD, etc. o número de carteiras é inferior ao número de alunos, e na maioria das vezes, os alunos precisam recorrer a outras salas. Conforme observamos, isso ocorre na maioria das turmas, logo no primeiro horário existe uma grande circulação de alunos nos corredores justamente por estarem procurando as carteiras,que deveriam está nas salas de aula. De acordo com o observado, algumas portas encontram-se com as fechaduras quebradas e por este motivo precisam está abertas.
Sabe-se o quanto é importante eu as instituições de ensino tenham um lugar reservado para divulgação, entretanto nem todas têm. Nesse caso, observamos um espaço para divulgação de cartazes, avisos, trabalhos, este espaço é um quadro deavisos, localizado perto da coordenação da escola, é um espaço de aproximadamente uns 3 metros, denominado de “quadro dos avisos”. Nesse espaço são divulgados alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos desta instituição de ensino, como também eventos que ocorrem na escola, como gincana estudantil, jogos internos, datas comemorativas e afins.
Um ponto bastante relevante é se ter uma bibliotecanas escolas, isso pode instruir os alunos a buscarem mais conhecimentos. Logo, no presente colégio contém uma biblioteca de porte médio, contendo vários títulos de autores diversos, uma bibliotecária para organizar e datar tudo que entra e sai diariamente. Os alunos tem o direito de levar os livros para casa e o dever de cumprir com as datas estabelecidas para devolução. Observamos também que há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de observação a pratica docente
  • RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRATICA DOCENTE
  • Relatorio de observação da pratica docente
  • Relatorio de observação da pratica docente
  • Relatório de observação da prática docente
  • RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE edução infantil
  • relatório de observação da prática docente na educação infatil
  • Observação da Prática Docente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!