Relatório de microscopia óptica

Páginas: 6 (1321 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
I. INTRODUÇÃO

A observação de estruturas biológicas é dificultada pelo fato das células serem muito pequenas e transparentes, indiscrimináveis pelo olho humano, cujo poder de resolução limita-se a distinção de dois pontos separados por mais de 0,1 mm (100µm). O desenvolvimento da microscopia permitiu ampliar as variações no comprimento de onda e na intensidade da luz visualizados pelo homem,proporcionando assim, grande desenvolvimento na área de Citologia.
A invenção do microscópio é estimada por volta do ano de 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Porém o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek. Com frequência, atribui-se também a Robert Hooke a invenção do microscópiocomposto, que consiste de lentes múltiplas (geralmente três - uma ocular, uma lente de campo e uma objectiva).

II. OBJETIVO

Tomar conhecimento das técnicas básicas de manuseio de um microscópio óptico, assim como os princípios de seu funcionamento e dos nomes de seus componentes.

III. MATERIAIS

Microscópio óptico Binocular (Olympus CH-2);
Lâmina;
Lamínula;
Água;
Papelcom letra B impressa;
Pipeta

IV. RESULTADOS

A seguir apresentam-se as respostas e resultados das questões do roteiro de aula prática.

1- Indique nos esquemas das figuras dos microscópios as seguintes partes:

a) Base, suporte ou pé: Serve de apoio para o restante do microscópio e suas peças.
b) Braço, coluna ou estativa: Liga a base à parte superior do equipamento, tambémutilizado para transportar o equipamento.
c) Tubo binocular ou canhão: Suporta a lente ocular na parte superior.
d) Revolver ou porta-objetiva giratória: Peça localizada abaixo do canhão e que suporta as lentes objetivas. Possui movimento de rotação para selecionar a lente objetiva desejada.
e) Platina: Peça de metal onde se fixa a lâmina a ser observada, possui um orifício central poronde passam os raios de luz.
f) Charriot: Peça em forma de pinça localizada junto à platina, onde se coloca a lamina, também possui trilhos para se movimentar a lamina horizontalmente possibilitando assim a varredura de todo o material em analise.
g) Parafusos ou botões macrométrico e micrométrico: Localizados na parte lateral, são utilizados para aproximações e recuos do materialpresente sobre a platina ajustando o melhor foco sobre a amostra, sendo o macrométrico para ajustes maiores e o micrométrico para ajustes mais finos.
h) Parafuso ou botão de regulagem da altura do condensador: Permite a movimentação do condensador no eixo vertical.
i) Fonte luminosa: Geralmente uma lâmpada localizada na base do microscópio. Encontra-se também um interruptor e um regulador deintensidade luminosa junto à base.
j) Condensador e diafragma: O condensador é um conjunto de lentes convergentes que orientam e espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio. O diafragma é utilizado para regular a intensidade de luz que incide sobre o campo de visão.
k) Lente ocular e objetivas: As lentes oculares são um sistema de lentes queampliam a imagem real recebida pela objetiva, formando uma imagem virtual, as mais utilizadas são de ampliação de 10x, mas também são existem lentes com ampliação de 12,5x, 8x e 6x. As lentes objetivas permitem ampliações de 10x, 40x, 50x, 90x e 100x.

Microscópio óptico com a identificação de suas partes.

2- Esquematize as lentes objetivas, especificando suas inscrições. Explique osignificado destas inscrições.

Lentes objetivas e o significado de suas inscrições.
Aumento linear: É a relação entre a imagem real fornecida pela objetiva e o objeto, fornecendo o valor de ampliação da estrutura observada.
Abertura numérica: É a medida da capacidade de uma lente para receber informação (luz) de um objeto e é definida pela seguinte equação: AN. = n .sen α, onde n é o índice de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório prática i: microscopia óptica
  • RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE MICROSCOPIA ÓPTICA
  • Microscopia optica
  • Microscopia Optica
  • Microscopia óptica
  • Microscopia óptica
  • microscopia óptica
  • Microscopia optica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!