Relatório de metalização com alodine

Páginas: 5 (1094 palavras) Publicado: 3 de abril de 2013
Instituto do Emprego e Formação Profissional
-Centro de Formação Profissional de Évora



Tratamento de Metais 5



Tratamento de Metais 5




- Relatório de Actividade Prática
Metalização Aeronáutica






- Relatório de Actividade Prática
MetalizaçãoAeronáutica







Elaborado Por:
Mónica Cardoso N.º 11
1. Âmbito

Relatório de Actividade prática, no âmbito da UFCD 5836 – Metalização Aeronáutica, realizada no dia 13 de Março de 2013, dada pelo formador Ricardo Melro.

2.Introdução

Entende-se por Metalização Eléctrica, o processo que garante um caminho eléctrico entre duas ou mais partes condutivas de forma a assegurar o mesmo potencialeléctrico entre elas.
Metalizar é, portanto, preparar as superfícies de contacto de dois ou mais objectos para que se assegure uma resistência eléctrica mínima, de modo a permitir um alto fluxo de corrente e escoamento dos pulsos de corrente sem danos materiais ou pessoais da aeronave.
Tendo em conta a importância da utilização deste processo no decorrer da construção de uma aeronave, foirealizada uma pequena actividade prática para a consciencialização da correcta aplicação do mesmo, tal como aparece descrita no presente relatório.

3. Lista de Material

Para a realização da Actividade foi necessária a seguinte Lista de Material:

- Guilhotina
- 2 Provetes em Chapa de Alumínio
- Torno
- Lima Bastarda
- Régua
- Riscador
- Berbequim Pneumático
- Brocas N.º 2.4 e N.º 4.1
- Panos deLimpeza
- Aplicador de MEK
- Arames
- Fitas Adesivas
- Tinta Primária
- Pistolas de Pintura
- Lixas (Grão P100 e P400)
- Pincel
- Alodine 1200S
- Papel
- Alicate
- Fixadores de Bordo
- Embutideira
- Maçacote
- Rebites Aeronáuticos por Ø4
- Miliohmimetro

4. Lista de EPI’s

Para prevenir possíveis acidentes durante o decorrer da actividade foram necessários os seguintes equipamentos de protecçãoindividual:

- Bata / Fato de Pintura
- Botas
- Luvas
- Óculos
- Máscara descartável* / Máscara de pintura

(*Nota: Embora o sistema de aquecimento das tinas dos banhos não estivesse em funcionamento e a libertação de vapores das soluções não fosse excessiva, foram utilizadas mascaras para prevenir a inalação dos, ainda assim, possíveis gases libertados, tal seria desnecessário se o sistema deaspiração funcionasse correctamente, o que tal não se verificou.)
5. Procedimento

Depois dos esclarecimentos dados em sala de aula pelo formador, em relação aos objectivos e procedimentos da actividade, seguimos para a execução da mesma, que decorreu da segundo a sequencia seguinte:

1- Na oficina de Serralharia Civil, procedemos ao corte dos Provetes em chapa de Alumínio com a utilização da guilhotinaajustada às dimensões pretendidas. Contudo, seria previsto que todos os provetes correspondessem às dimensões de 150x100 mm, mas, para um melhor aproveitamento das tiras de Alumínio existentes na oficina, alguns dos provetes acabaram por não corresponder a estas dimensões.

2- De seguida, na oficina de Montagem de estruturas, efectuamos a limagem das arestas dos provetes, fixando-os no torno comoapoio e utilizando uma lima bastarda. Aqui também procedemos à execução dos três furos necessários nos provetes (para posterior rebitagem). Para tal foi necessário fazer medições utilizando uma régua e um riscador, para marcar o local exacto para a furação, segundo as medidas pretendidas (10 mm da aresta ao centro do furo e 20 mm de distancia entre o centro dos furos), contudo é de referir que ofacto de alguns provetes não corresponderem às medidas definidas inicialmente, esta medição acabou por também não corresponder exactamente ao estipulado. Só depois, com a utilização de um berbequim, no qual ajustamos uma broca n.º 4.1, procedemos à furação. De referir também, que para facilitar tal tarefa, os provetes foram fixados um ao outro com os fixadores e furados ao mesmo tempo.

3- Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • METALIZAÇÃO
  • Metalização
  • Processo Metalização
  • Revestimentos metálicos
  • Resumo Arperção Térmica
  • Relatorio
  • Relatório
  • Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!