Relatório de Mecânica dos fluidos 2

Páginas: 6 (1413 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Universidade Paulista – UNIP
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas






Laboratório de Mecânica dos fluidos - MF
Experimento 2:
Medidor de vazão por obstrução: Bocal e Placa de Orifício




































Cleber
Swift/Campinas
21/03/2014
Laboratório de Mecânica dos Fluidos

Medidor de vazão por obstrução: Bocal e Placade orifício
Objetivo do experimento
Medir a vazão e a velocidade de um fluido através de um tubo por obstrução tipo bocal e placa de orifício.

Introdução e fundamentos
Após o nosso primeiro experimento feito com o tubo de Venturi, agora repetimos as medições utilizando a placa de orifício. Há varias tecnologia para se medir a vazão mais como a placa de orifício possui um baixo custo,construção, troca, manutenção simples, é econômica ela é a mais utilizada, a sua desvantagem é que tem alta perda de carga.
Mas antes de utiliza lá primeiro precisa-se ajustá-la, ou seja, montar várias placas diferentes e passar por ela um volume conhecido verificando com a leitura do medidor de pressão, para que depois o medidor esteja ajustado de acordo à geometria e características do produto medidocomo: vapor, gás, liquido, etc. Só que com a ajuda da tecnologia esse processo já foi feito, e hoje há vários tipos de placas com as suas especificações de produtos á serem medidos.
Na placa de orifício o que ocorre é que o fluido que escoa na tubulação ao passar pela placa de orifício forma uma queda de pressão no fluido com essa queda de pressão teremos a diferença de pressão onde iremosdesenvolver as equações e mostrar nesse relatório o coeficiente de descarga (c), o coeficiente de vazão (k), o ∆P, o fluxo mássico (, o mássico teórico, e o número de Reynolds (Re).
E através dos dados coletados desenvolvemos 3 gráficos onde se pode perceber e esclarecer facilmente o que o experimento demonstra, o 1º gráfico irá mostrar o coeficiente de descarga em relação a Reynolds e no 2º gráficoteremos a relação de pressão por vazão, e o 3º gráfico irá mostrar o coeficiente de vazão por numero de Reynolds.
Equipamentos utilizados
Foram utilizados os seguintes materiais para a execução do experimento.
Bomba centrifuga;
Reservatório de água;
Piezômetro;
Medidor de vazão placa de orifício;
Régua graduada do reservatório.

Válvulas utilizadas e chaves necessárias para a realização doexperimento.

Registro de controle de fluxo;
Seletor tanque ou escape;
Chave de acionamento da bomba.


Esquema experimental

Conforme o fluido se aproxima da placa ocorre um aumento de pressão, e depois uma queda após a passagem pelo orifício. Essa pressão sempre será menor que a pressão antes da placa, porque ocorre perda de carga ao passa pelo orifício. Quando o fluido passa peloorifício a redução da pressão é resultado do aumento em sua velocidade passando pela área reduzida, pois o fluido em escoamento na tubulação tenta passar pelo orifício que possui área menor, deste modo o fluido é “acelerado”, o que causa a queda de pressão.
Abaixo há os tipos de placa de orifício e suas utilizações:
a) Orifício concêntrico: É utilizado para líquidos, gases e vapores que não contenhamsólidos em suspensão;
b) Orifício excêntrico: Usa-se quando se tem fluido com sólidos em suspensão, que possam ser retirados e acumulados na fase da placa.
c) Orifício segmental: Esta placa tem a abertura para passagem de fluido, disposta em forma de segmento de circulo, é usada para fluidos laminados e com alta porcentagem de sólidos em suspensão.


Já o bocal de vazão permite sua aplicaçãoem serviços em que o fluido é abrasivo e corrosivo. O perfil de entrada é feito de forma a guiar a veia ate atingir a secção estranguladora do elemento de medição. Seu principal uso é para medir vapor com alta velocidade, recomendado para tubulações maiores de 50 milímetros.




Procedimento Experimental
Durante o experimento feito no laboratório, o objetivo era medirmos o tempo e da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Mecânica dos Fluídos 2 Perda de Carga
  • aula 2 mecanica dos fluidos
  • Mecânica dos fluidos, cap. 2
  • Mecanica dos fluidos
  • 2 AEED MECANICA DOS FLUIDOS
  • Relatorio Mecanica dos Fluidos
  • Mecânica dos fluidos 2
  • Relatório mecânica dos fluidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!