Relatório de laboratório: Análise comportamental na modelagem

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
RESUMO
O relatório teve como objetivo a divulgação dos resultados do experimento: modelagem e, reforçamento contínuo (CRF) realizados em laboratório, com o determinado sujeito experimental (rato), dentro de uma caixa de Skinner, aparelho adequado para o estudo animal.
O objetivo do experimento foi anotar a frequência de respostas de pressão a barra e, assinalar as frequências das respostas delimpeza (L), andar (A), erguer-se nas patas traseiras (E), farejar (F) e ficar parado (P). Encerrando o exercício quando o sujeito permanecer 10 minutos sem respostas de pressão a barra.















INTRODUÇÃO
DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO DE MODELAGEM E REFORÇAMENTO CONTÍNUO
Matheus Miller Santos Ribeiro
Polyana Santos de Oliveira
Universidade Tiradentes
O condicionamentooperante modela o comportamento como o escultor modela a argila. Um operante não é algo que surja totalmente desenvolvido no comportamento do organismo. É o resultado de um contínuo processo de modelagem. (Skinner, B. 2000).
Pessoas e outros animais aprendem novas respostas operantes por uma estratégia de reforçamento positivo chamada de modelagem, ou método de aproximações sucessivas. A modelagem éum procedimento de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento. O resultado final é um novo comportamento. Usamos na modelagem o reforço diferencial (reforçar algumas respostas e extinguir outras similares) e aproximações sucessivas (exigir gradualmente comportamentos mais próximos do comportamento-alvo) a fim de ensinar um novo comportamento, sendo uma característicafundamental da modelagem a imediaticidade do reforço, ou seja, quanto mais próxima temporalmente da resposta o reforço estiver, mais eficaz ele será. (Gomide, 2003).
Já não nascemos com alguma preparação biológica para interagimos com o ambiente. Os comportamentos novos que aprendemos surgem a partir de comportamentos que já existem em nosso repertório comportamental. (Moreira, 2007).
No esquemade reforço continuo toda resposta é seguida do reforçamento. Em experimentação, o esquema é chamado de continuous reinforcement, mais conhecido pela sigla CRF. Exemplos de reforçamento contínuo são comuns, como um carro novo com bateria nova e tanque cheio: toda vez que giramos a chave, este começa a funcionar; é o caso também daquele namorado amoroso que aceita todos os convites de sua namorada.Nesses exemplos dizemos que as respostas (girar a chave e convidar para sair) sempre são seguidas de seus reforçadores, ou seja, são continuamente reforçadores. (Moreira, 2007).
Continuando a evitar os conceitos de “recompensa” e “castiga”, Skinner concluiu que programas de reforço positivo eram capazes de configurar comportamento com mais eficiência. (Hermeto, 2012).MÉTODO
Sujeito
Um rato branco, esp. sexo masculino, jovem, da espécie Rattus norvegicus de linhagem Wistar – um rato albino- o sujeito em questão não possui nenhum histórico experimental anterior, o rato, inicialmente, foi privado de água por vinte e quatro horas. Nessa primeira observação nenhum tipo de reforçador foi utilizado, o sujeito da observação é proveniente da UniversidadeTiradentes. Na gaiola-viveiro estava disponível para o sujeito experimental: alimento, mas, privado de água.
Aparelhos
O aparelho utilizado no laboratório da Universidade Tiradentes para a realização do experimento foi: a caixa de Skinner ELT-03. O equipamento é composto por duas unidades operacionais separadas: gaiola e controle. A gaiola é de alumínio, mede, aproximadamente, 24 cm de altura,26 centímetros de comprimento e 21 cm de largura. O piso possui grades paralelas, em aço inoxidável, fixadas nas extremidades com rebites em acrílico, com distancia de 1,5 cm entre as grades. O bebedouro encontra-se na parede lateral a direita, na altura do piso, com aproximadamente 0,7 cm de diâmetro. Acima da do bebedouro, cerca de oito cm, localiza-se uma barra que possui oito cm de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Análise Comportamental
  • Relatório de análise comportamental
  • Relatório Analise Comportamental
  • Relatorio de laboratorio de analises clinicas
  • Relatório a um laboratório de análise de falhas
  • Relatório da análise do comportamento no nível de modelagem
  • Relatório de Psicologia Experimental Análise em Laboratório
  • Relatório de estágio em laboratório de análises de água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!