Relatório de fisiologia

Páginas: 11 (2550 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Introdução:
Neste trabalho, serão apresentados relatórios dissertativos das aulas de Fisiologia.(Teóricas e práticas), A fim de representar os conhecimentos obtidos em aula, à partir da bibliografia básica “ Anatomia e Fisiologia para Psicólogos” – Carlos Alberto Pastore e Ively Guimarães Abdalla.
Os relatórios abordam os seguintes tópicos:
*Sistema Cisculatório
*Sistema Respiratório*Sistema Digestório
*Sistema Urinário.


Anatomia


O coração esta situado no mediastino médio, é dividido em duas metades por um septo longitudinal e obliquo. Cada metade consiste em uma câmara chamada átrio, que ira receber o sangue das veias cava superior e inferior, e outra câmara denominada ventrículo, que ira impulsionar o sangue para as artérias. O ápice é a ponta do coração e se situapara baixo e a esquerda.

Na porção interna do átrio ventricular direito, por vezes é encontrada a válvula do seio coronário, e sempre a cavidade átrio-ventricular direita, e abaixo a valva tricúspide. E na porção esquerda, há a cavidade (óstio) ventricular esquerda ou mitral, e abaixo esta situada a valva mitral (duas cúspides). As valvas semilunares da arote e do tronco artério pulomnar estãosituadas na origem destes vasos, e possuem três cúspides cada um.

O coração é constituído por três camadas (de fora para dentro). O epicardio corresponde ao epicardio visceral, pois o coração esta envolvo por duas camadas que formam um saco fibroseroso. A primeira é o pericárdio fibroso, e a segunda é o pericárdio seroso que é dividido em: epicárdio visceral e pericárdio parietal. Este tambémforra o pericárdio fibroso formando uma cavidade que contem uma película liquida. O miocárdio é constituído por fibras cardíacas. A espessura da camada miocárdica é proporcional ao trabalho por ela executada. Os ventrículos têm uma atividade maior que os átrios, por isso suas paredes são mais espessas. O ventrículo esquerdo desempenha um trabalho maior que o direito devido a pressão na aorta sermaior, o que faz com que suas paredes sejam duas vezes mais espessas que a do ventrículo direito.



Circulação

Como dito anteriormente, as veias cavas (superior e inferior), conduzem o sangue que vem do organismo para o atrio direito. A seguir o sangue penetra no ventrículo direito através da valva tricúspide onde é enviado para o tronco artério pulmonar. As artérias pulmonares direita eesquerda levam o sangue venoso( sendo as únicas artérias a transportarem este tipo de sangue no nosso organismo) aos pulmões, onde há a troca gasosa nos alvéolos pulmonares, as quatro veias pulmonares trazem o sangue arterial para o átrio esquerdo. Após isso, ele penetra pela valva mitral no ventrículo esquerdo, onde é impulsionado para a artéria aorta e é distribuído para o organismo pelacirculação sistêmica.

O coração também necessita de oxigênio e substâncias nutritivas, que devem ser levados ate as estruturas cardíacas principalmente ao miocárdio. A distribuição do sangue para o próprio coração é feita através das artérias coronárias. São duas as artérias coronárias que irrigam o miocárdio, que nascem na raiz da aorta (no seio coronário). O sangue chega até o miocardio atravésdos ramos destas artérias que formam arteríolas (pequenas artérias) e depois capilares (artérias tão finas quanto fios de cabelo) que alcançam as fibras musculares nutritivas.

Depois que este sangue é utilizado, ele será drenado para as cavidades cardíacas, para outro seio coronário que desemboca no átrio direito, indo assim para a oxigenação.






Sistema de condução elétrica


Oscomponentes do coração trabalham em uma sequência: sístole atrial (contração atrial), seguida de uma sístole ventricular (contração ventricular) e diástole que é o relaxamento das quatro câmaras). Para que essa sequência seja mantida, os estímulos elétricos deverão percorrer o coração através de um sistema de condução onde o estimulo se inicie nos átrios e vá ate os ventrículos.

O nó...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio fisiologia
  • relatorio de fisiologia
  • Relatório fisiologia
  • Relatório de fisiologia
  • Relatorio(fisiologia)
  • Relatório de fisiologia
  • Relatório Fisiologia
  • Relatorio Fisiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!