Relatório de filosofia

Páginas: 14 (3484 palavras) Publicado: 15 de junho de 2012
INTRODUÇÃO

O saber filosófico designava, desde a Grécia Antiga, a totalidade do conhecimento racional desenvolvido pelo homem. Abrangia, portanto, os mais diversos tipos de conhecimentos, que hoje entendemos como pertencentes à Matemática, Astronomia, Física, Biologia, Lógica, Ética e outras áreas do saber. São todos, pois o conjunto dos conhecimentos racionais que integrava o universo dosaber filosófico.
Para a Filosofia interessava conhecer toda a realidade sem dividi-la em objetos específicos de estudo, dessa forma a Filosofia tem como instrumento a teoria do conhecimento que é a busca incessante do saber, do conhecer, da existência do homem e do mundo que o cerca.
A Teoria do Conhecimento utiliza a investigação como meio para o desenvolvimento das relações e interações do sensocomum que integram várias áreas do saber. O profissional de Assistência Social demonstra uma correlação entre o saber filosófico, pois este profissional deve partir das ações investigativas e as diferentes formas de pensamento para desenvolver situações concretas vividas no seu cotidiano, e das relações com o meio utilizando o senso crítico para questionar seus métodos e refletir sobre seusresultados.
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
A reflexão filosófica surge no século VI A.C. na Grécia, tendo como meta aproximar-se da verdade. Os gregos definem Filosofia como: Filo - amigo e Sofia - sabedoria, amigo da sabedoria, na busca constante pela mesma.
O estudo da Filosofia volta-se para o ser, o conhecimento, o valor das coisas, da natureza e do homem. Foram muitos os pensadores que aolongo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que ainda hoje fazemos ao longo de nossa existência. Questões essas que partem da necessidade que todo ser humano tem de compreender o significado do mundo em que vive e de si mesmo. Cada filósofo, em épocas distintas possuía uma linguagem conceitual própria.
Os principais eram: Sócrates que tinha o conhecimento comoponto central, e usava como método a ironia, ele interrogava o interlocutor questionando seu próprio saber. Platão defendia a teoria das idéias, do mundo das sombras para o das essências, propondo como etapas a sensação (mundo dos sentidos e das opiniões) e o conhecimento (esfera sensorial para o racional). Aristóteles reconhecia a realidade sensível da existência à essência, distinguindo asubstância (que é essencial do ser) do acidente (atributo não - essencial )
Com esses pensadores a filosofia ganhou algumas características que se fixaram, transformando – se na marca de discurso racional.
A Racionalização _ tem como ponto de partida o sujeito pensante com teses de idéias inatas, um ser capaz de ser apreendido pelo Logos (razão, discurso, palavra) humano.
Demonstração _ o método dademonstração diz que todas as explicações filosóficas e racionais têm que possuir provas sobre a verdade que foi dita. A Filosofia rejeita os discursos sem sustentação, como boatos ou mostras de uma crença ou opinião particular.
Discussão _ para a Filosofia tudo que é pensado tem que ser exposto e sujeito a criticas, para debater – se as idéias e a partir daí perceber falhas e corrigi-las.
Método– é o conjunto de processos empregados pelo espírito na pesquisa da verdade. Tudo que vem a ser conhecido deve ser conhecido a partir de uma maneira pré – estabelecida.
Universalização _ define- se universalização como tudo que é comum a todos, aquilo sobre o que todos concordam. Na Filosofia idéias primárias devem ser de comum aceitação para que se possa dá início a uma investigação.
Contudo,atualmente sofremos influência das altas tecnologias e isso faz com que as pessoas não se interessem por Filosofia e não se importando em buscar um sentido para a vida, buscando apenas interesses cotidianos. Mais tal fato se deve também a omissão da Educação em não estimular o senso crítico das crianças, contribuindo para não questionar sobre o real sentido da vida.
Ao longo da história, há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório filosofia
  • relatório Filosofia
  • Relatório de filosofia
  • relatorio filosofia
  • Relatório de Filosofia
  • relatório da aula de filosofia
  • Relatório de estágio de filosofia
  • Relatório Oficina Filosofia e Vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!