Relatório de fibras de legnina e celulose

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Introdução

Não se sabe ao certo quando as lentes foram inventadas.Já em 721 a.c,há relato de um cristal de rocha recortado com propriedades de ampliação.Contudo,as lentes passam a ser realmente conhecidas e utilizadas por volta do ano 1280,na Itália,com a invenção dos óculos.
O microscópio foi inventado por um fabricante de óculos holandês chamado Zaccharias Janssen por volta de 1590.
Em1655,o inglês Robert Hook criou o primeiro microscópio composto,onde dois sistemas de lentes-lente ocular (próxima ao olho) para visualização e a lente objetiva foram usados.Ele publicou Micrographia,o primeiro livro descrevendo as observações de diversos organismos feitos pelo microscópio que construiu.Nesse livro,Robert Hook denominou os inúmeros compartimentos separados por paredes de “células”.A descoberta das células disparou o rápido avanço do microscópio.
Antoni Van Leeuvenhok,da Holanda.construiu seu próprio microscópio simples,que possibilitou sua descoberta da bactéria e do esperma humano.
Os esforços para aperfeiçoar o microscópio foram realizados basicamente na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX.Os microscópios criados pela Leitz e Zeiss,empresas alemãs,tornaram-se popularesna última metade do século XIX e daí por diante.

Objetivo

Conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio,identificando as diferentes estruturas do equipamento,e utilizar o microscópio óptico como ferramenta na biologia celular e embriologia.1
Desenvolvimento

Aula prática

Entramos em laboratório de microbiologia para aula prática,o professor da disciplina Heros,nos passou as normas de segurança em laboratório,dentre elas:
.Indispensável o uso de avental de manga longa,abotoado,calça comprida e sapato fechado,cabelo sempre preso,nunca levar os materiais a boca,nunca levar as mãos nos olhos,boca ou nariz.E sempreidentificar as amostras,bem como o material a ser utilizado antes da análise.
Em seguida identificamos as partes do microscópio,como pode-se ver na figura em seguida:



Imagem 1.




2
Tubo de canhão

Nos microscópios que possuem um só ocular (monoculares),otubo é um cilindro metálico reto ou oblíquo.Nos microscópios que possuem duas oculares (binoculares) o tubo pode ser inclinado,com ajuste para os diferentes espaços entre os olhos de cada observador.

Lente ocular

Encaixa na extremidade superior do tudo,sua função é aumentar a imagem formada pela objetivo.O aumento fornecido pelo ocular está,geralmente,gravado nela própria.Porexemplo:5x,8x,10x,etc.

Revolver e tambor

Nele estão inseridas as lentes objetivas que podem ser movimentadas quando o tambor é girado.Este movimento deve ocorrer sempre no sentido da objetiva de menor para a de maior aumento.

Estativa,braço ou coluna

Suporte pesado que sustenta os tubos,a mesa,o porta condensador e os parafusos micro e macrométrico.

Platina ou mesa

Pode ser fixa,móvel ougiratória no plano horizontal.A lâmina com o material a ser observado é colocado sobre a platina que apresenta uma cobertura no seu centro permitindo a passagem de raios luminosos,coletados pelo espelho.Estes são convergidos pelo condensador e pelo diafragma,passando pelo material que está na lâmina,pela lente objetiva do tubo e da ocular até atingir a retina do globo ocular do observador.3
Lente objetiva

Permite a ampliação da imagem de um objeto qualquer.Pode também corrigir os defeitos das cores dos raios luminosos.Para se utilizar a objetiva (100x) de imersão,coloca-se entre ela e a lamínula uma gota de óleo de cedro ou imersão.Este sistema permite...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho depuração celulose fibra curta
  • relatório de estágio celulose e papel
  • Relatório celulose e papel
  • RELATÓRIO fibra de vidro
  • Nanocompósitos antimicrobianos à base de fibras de celulose e nanopartículas de prata para uso em produtos para saúde
  • celulose
  • celulose
  • Celulose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!