Relatório de fenomenos fisicos e quimicos

Páginas: 10 (2487 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
PRÁTICA: FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

PONTA GROSSA
2013

INTRODUÇÃO
A química ocupa-se principalmente com o aprendizado e a compreensão das transformações que ocorrem entre as substâncias, transformações estas que denominamos reações químicas.
Há várias espécies de transformações químicas e físicas. O ferro se transforma em ferrugem, a pintura descasca ou vira pó, o sabão se dissolve naágua e produz espuma, a água congela no inverno, dissolve-se na primavera e ferve na chaleira de chá. Os ácidos neutralizam as bases, os açúcares fermentam para fazer o pão e o vinho, e complexas mudanças ocorrem quando o solo, o ar e a luz solar se combinam com as plantas para produzir os alimentos que comemos.
Sempre que essas mudanças não alteram as ligações químicas em uma substância, sãodenominadas alterações físicas. Nas transformações químicas, a composição das substâncias é alterada, quebrada ou rearranjada e são formadas novas substâncias.
A influência de fatores externos, como pressão e temperatura, faz com que a matéria se apresente ora em um, ora em outro estado físico.
As mudanças de um estado físico para outro recebem denominações específicas: (i) fusão, passagem doestado sólido para o líquido; (ii) vaporização, passagem do estado liquido para o estado gasoso. Pode dividir-se em evaporação, ebulição e calefação. (iii) condensação ou liquefação, passagem do estado gasoso para o estado liquido. (iv) solidificação, passagem do líquido para o sólido. (v) sublimação, passagem do sólido para o gasoso. (vi) ressublimação ou sublimação, passagem do gasoso para osólido.
Nos fenômenos de fusão, vaporização e sublimação de uma substância sempre há diminuição da pressão, e ou aumento na temperatura e, portanto, recebimento de calor. Já na solidificação, condensação e ressublimação ocorrem perda de calor, isto é, diminuição da temperatura, e ou aumento da pressão.
Um fenômeno químico é diferenciado pelo tipo de transformação que ocorre nas substâncias em relaçãoao seu estado inicial, essas alterações dependem do tipo de reação que os reagentes irão sofrer.
* OBJETIVO
Verificar experimentalmente, as diferenças entre os fenômenos químicos e os fenômenos físicos.

MATERIAIS E MÉTODOS
II – MATERIAIS
Dicromato de amônio – (NH4)2Cr2O7
Fita de magnésio
Aparas de estanho
Iodeto de potássio em solução 0,25%
Sulfato de cobre pentahidratado–
CuSO4.5H2O
Enxofre em pó
Solução de nitrato de chumbo 0,25%
Tubos de ensaio
Pinça de madeira
Fio de níquel-cromo
Bico de Bunsen
Cápsula de porcelana
Vidro de relógio
Estante para tubos de ensaio
Bastão de vidro
Espátula
Tela de amianto
Béquer de 100 mL
Tripé de ferro

* PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

* Parte A: Aquecimento do MagnésioAcendeu-se o Bico de Bunsen. Com o auxilio da pinça metálica colocou-se a fita de magnésio em contato com a chama, até a emissão de luz.
*
* Parte B: Fusão do Estanho
Colocou-se uma pequena porção de estanho em um tubo de ensaio, colocando-o em contato da chama com o auxilio de uma pinça de madeira.
*
* Parte C: Combustão do Enxofre.
Com o auxílio da espátula, colocou-se uma pequenaporção de enxofre em pó em um tubo de ensaio. Em seguida aqueceu-o no Bico de Bunsen.

* Parte D: Decomposição do Dicromato de Amônio
Em um tubo de ensaio, colocou-se uma pequena porção de dicromato de amônio, seguido do seu aquecimento.

* Parte E: Sublimação do Iodo
Dentro do béquer, colocaram-se alguns cristais de Iodo. Cobriu-se o béquer com o vidro de relógio, contendo um pouco deágua na parte superior. Utilizou-se um conjunto de Bico de Bunsen, tripé de ferro e tela de amianto, para o aquecimento dos cristais.
*
* Parte F: Reação Iodeto de Potássio e Nitrato de Chumbo
Em um tubo de ensaio colocou-se nitrato de chumbo, e em outro iodeto de potássio.Passou-se o conteúdo de um tubo no outro. Após a reação, aqueceu-se a mistura até entrar em ebulição.

*...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatório Fenômenos físicos e químicos
  • relatório de fenomenos fisicos e quimicos
  • Relatório fenômenos físicos e químicos
  • Relatorio FENOMENOS FISICOS E QUIMICOS
  • Relatório
  • Relatorio: FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS
  • RELATORIO FENOMENOS FISICOS E QUIMICOS
  • Relatório: fenômeno físico e fenômeno químico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!