Relatório de farmacognosia

Páginas: 8 (1842 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
FACULDADES SUDOESTE PAULISTA
Instituição Chaddad de Ensino S/C Ltda.

FARMÁCIA

JACQUELINE SOARES PERES
LIDIANE QUEIROZ
MARCOS MATEUS MOREIRA VERONEZ
TANIA VAZ
VANESSA RIBEIRO

Relatório das aulas práticas da disciplina
de Farmacognosia

AVARÉ
2011

JACQUELINE SOARES PERES
LIDIANE QUEIROZ
MARCOS MATEUS MOREIRA VERONEZ
TANIA VAZ
VANESSA RIBEIRO

Trabalho Apresentado aDisciplina de Farmacognosia, referente ao Relatório de Aulas Práticas.

Orientadora: Profª Greicy Mara Feniman De Estefano

Avaré

2011
Introdução

Desde a pré – história as plantas são utilizadas com a finalidade de curar etratar as enfermidades do homem.
Hoje em dia as plantas continuam sendo amplamente utilizadas pela população em forma de chás, infusões, como também pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos.
Um dos grandes exemplos de plantas utilizadas tanto pela medicina popular quanto seus princípios ativos pela indústria farmacêutica, são as plantas do gênero Phyllanthus (Euphorbaceae) que compreendecerca de 550 á 750 espécies distribuídas nos países tropicais e subtropicais sendo que cerca de 200 espécies ocorrem no Brasil.
A Phyllanthus desenvolve-se em qualquer tipo de solo e pode ser encontrada em todos os estados brasileiros. O nome popular Quebra-Pedra é usado para designar várias espécies do gênero Phyllanthus incluindo Phyllantus niruri L., Phyllanthus tenellus Roseb., e Phyllantusamarus Schumach. As várias espécies do gênero são usadas popularmente para o tratamento de cálculo renal, urinário e diabetes. Syamasundar et al., (1985) realizou um teste que revelou a presença de constituintes antihepatotóxicos em extratos do gênero Phyllantus niruri L.. As plantas do gênero Phyllantus são atribuídas outras atividades como a de combate á hepatite, como diurética, fortificante doestômago e antiinfecciosas das vias urinárias. Alguns dos constituintes isolados dessas plantas, como os flavonóides, taninos, alcalóides, cumarinas, lignonas e terpenos parecem ser os principais responsáveis pelas ações analgésica, antiinflamatória, antiviral, hipoglicemiante, antiespamódica e antialérgica das mesmas.
A parte mais utilizada da Quebra-Pedra para obtenção dos constituintessupracitados são as folhas, delas podem ser obtidos vários extratos como os extratos fluídos, que são preparações líquidas, extraídas através de soluções hidroalcóolicas. Estas soluções são obtidas por vários métodos de extração como a Maceração á frio.

Objetivo

O presente relatório tem como objetivo a aprendizagem das técnicas de escolha, identificação e coleta de plantas terapêuticas,identificação, seleção e extração das partes da planta de onde serão extraídas as soluções através dos métodos de maceração á frio, o uso correto do equipamento Rota Vapor ou Evaporador Rotativo para extração do álcool e água do extrato e medida do teor de sólidos para extratos fluídos.

Materiais e Métodos

Em sala de aula foram determinados os grupos e as plantas que seriam coletadas para a utilizaçãoem aula prática.
No dia 18/08/2011, foi realizada a primeira aula prática da disciplina de farmacognosia para a aprendizagem da técnica de extração hidroalcóolica.
A Planta utilizada em aula prática possui nome popular de Quebra-Pedra, nome científico Phyllantus da família Euphorbraceae e foi coletada durante o período da tarde do dia 18/08/2011, e levada ao laboratório da faculdade FSP noperíodo noturno do mesmo dia.
No laboratório, os alunos do grupo, observaram e identificaram cada estrutura pertencente a planta.
A parte da utilizada para extração da solução hidroalcóolica são as folhas que foram devidamente lavadas em água corrente na pia do laboratório, depois passadas em água destilada e selecionadas as folhas em perfeito estado.
O veículo extrator escolhido e preparado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Farmacognosia
  • relatorio de farmacognosia
  • relatório de farmacognosia extração de taninos
  • Relatorio de farmacognosia microtécnica
  • Relatorio técnico de farmacognosia
  • FARMACOGNOSIA RELATÓRIO FINAL DAS AULAS PRÁTICAS
  • Farmacognosia
  • FARMACOGNOSIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!