Relatório de físico-química

Páginas: 2 (414 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Preparo e cálculos de concentração de soluções



Palavras Chave: diluição, solução, soluto, solvente.

Introdução

O que é diluição.


Objetivo

Reconhecer e aprender a utilizar asvidrarias de laboratório, balança analítica e técnicas de segurança em laboratório. Preparar e diluir os diversos tipos de soluções.

Materiais e Métodos

Foram pesados em uma balança analíticaexatamente 2,700g de cloreto e sódio em um vidro de relógio, em seguida, o NaCl foi transferido para um balão volumétrico de 50mL com o auxílio de um bastão de vidro, um suporte universal, uma argolapara funil, um funil de vidro e um pissete, o volume foi completado até a marcação do balão com água destilada, sendo essa a solução mãe. Usando uma pipeta volumétrica de 5mL e uma pêra, foi retirado umaalíquota da solução mãe e adicionada a um balão volumétrico de 100mL, o volume foi completado até a sua marcação, sendo esta a solução A. Utilizando uma pipeta volumétrica de 10mL uma alíquota dasolução mãe foi passada para um balão volumétrico de 50mL. O volume foi completado até a sua marcação finalizando a solução B.

Resultados e Discussão

A partir da solução mãe foi requerida aconcentração da mesma em g/l, assim, a partir da fórmula de C=m1(g)/v3(L), deu-se 2,7/0,05, totalizando 54g/l. A partir da solução A requeriu-se a concentração da mesma em Molaridade sendo feita a partirda fórmula Cm.Vm=Cf.Vf, deu-se 54.0,05=Cf.0,1 , sendo Cf=27 e a partir da fórmula M=C/MM, deu-se 27/58,5, que resulta aproximadamente 0,046M. A partir da solução B foi pedida a concentração de talsolução em Normalidade, sendo feito a partir de Cm.Vm=Cf.Vf, assim, 54.10=C2.50, sendo C2=10,8, aplicando em M=C/MM, M=10,8/58,5, que resulta aproximadamente em 0,18M/L, utilizando N=M.x1 N=0,18.1, que iráresultar em 0,18N.

Conclusões

Ficou concluído que a solução mãe tem concentração 54g/l, a solução A tem concentração 0,046M e a solução B tem concentração 0,18N.

Agradecimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Físico Química
  • Relatorio fisico-quimica
  • Relatorio Fisico Quimica
  • Relatorio Fisico Quimica
  • Relatório de Físico-química
  • Relatorio
  • Relatório Físico Química Experimental
  • relatório fisico-quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!