Relatório de física

Páginas: 17 (4203 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
CEZAR DE ALMEIDA
DIOGO JOSÉ TREVISAN
EDEMAR COMBY
RUDOLFO PATTIS












PÊNDULO SIMPLES
LEI DE HOOKE
ONDA ESTACIONÁRIA NUMA CORDA










Joaçaba
Fevereiro de 2013
CEZAR DE ALMEIDA
DIOGO JOSÉ TREVISAN
EDEMAR COMBY
RUDOLFO PATTIS







PÊNDULO SIMPLES
LEI DE HOOKE
ONDA ESTACIONÁRIA NUMA CORDARelatório apresentado como parte das exigências da disciplina de Física Experimental II, Curso de Engenharia Mecânica, Área de ciências Exatas e da Terra, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.


Orientador: Prof.ª Regina de Bastiani





Joaçaba
Fevereiro 2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04
2. REFERENCIAL TEÓRICO 05
2.1.PÊNDULO SIMPLES 06
2.2. LEI DE HOOKE 07
2.3. ONDA ESTACIONÁRIA NUMA CORDA.....................................................................08
3. DESENVOLVIMENTO 10
3.1. LEIS DO ISOCRONISMO DAS PEQUENAS OSCILAÇÕES, DAS MASSAS E DAS SUBSTÂNCIAS E DOS COMPRIMENTOS..........................................................................10
3.2. COMPROVAÇÃO EXPERIMENTAL DA LEI DE HOOKE E MHS 153.3. ONDA ESTACIONÁRIA NUMA CORDA...............................................................21
4. CONCLUSÃO........................................................................................................25
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26

1. INTRODUÇÃO


Com as experiências o grupo observou em laboratório como é um Movimento Harmônico Simples (MHS), periódico ouoscilatório. As experiências realizadas são: pêndulo simples, lei de Hooke e ondas estacionárias numa corda. Estamos cercados desses movimentos no nosso dia-dia, como por exemplo: barcos oscilando no cais, um balanço de criança, movimento dos pistões dos carros e as vibrações sonoras produzidas por um clarinete.



2. REFERENCIAL TEÓRICO


No estudo dos movimentos oscilatórios estãofundamentados alguns dos maiores avanços para a ciência, como a primeira medição com precisão da aceleração da gravidade, a comprovação científica da rotação da Terra além de inúmeros benefícios tecnológicos, como a invenção dos primeiros relógios mecânicos.
Um movimento periódico é caracterizado quando a posição velocidade e aceleração de um corpo móvel se repetem em intervalos de tempos iguais,chamados período do movimento, o intervalo de tempo que estes ciclos levam até se repetirem. Além do período, em um movimento periódico, é considerada uma grandeza chamada frequência, que corresponde ao numero de repetições do movimento em um determinado intervalo de tempo.
Um movimento oscilatório acontece quando o sentido do movimento se alterna periodicamente, porém a trajetória é a mesmapara ambos os sentidos. É o caso dos pêndulos e das cordas de guitarras e violões. A figura abaixo representa uma corda em vibração, observe que mesmo se deslocando para baixo e para cima do ponto de origem ela sempre mantêm distâncias iguais de afastamento deste ponto.


[pic]


Se considerarmos que o corpo começa a vibrar partindo da linha mais escura, cada vez que a cordapassar por esta linha, após percorrer todas as outras linhas consideradas, dizemos que ela completou um ciclo, uma oscilação ou uma vibração.
Da mesma forma que para o movimento periódico, o intervalo decorrido para que se complete um ciclo é chamado período do movimento e o numero de ciclos completos em uma unidade de tempo é a frequência de oscilação.




2.1. PÊNDULO SIMPLES

Umpêndulo simples é um corpo ideal que consiste num pequeno corpo de massa puntiforme suspenso em um ponto fixo por um fio inextensível (que não se estende) e de massa desprezível. Quando afastado de sua posição de equilíbrio e abandonado, o pêndulo oscilará em um plano vertical sob à ação da gravidade. Para pequenos deslocamentos, o movimento pode ser considerado em Movimento Harmônico Simples...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatórios de física
  • Relatorio fisica
  • Relatorio de fisica
  • Relatório de Física
  • Relatório de física
  • Relatorio de fisica
  • Relatorio de fisica
  • Relatório de Fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!