Relatório de física

Páginas: 4 (784 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
Resumo

O estudo do comportamento do movimento de uma esfera metálica imersa em meio viscoso em um plano inclinado, determinando o movimento realizado, e a velocidade atingida pela esfera,verificando experimentalmente em laboratório uma relação entre as variáveis desse fenômeno físico, utilizando de tabelas e gráficos, leis e fórmulas para obtenção de resultados.

Objetivo

Através daanálise do movimento de uma esfera num meio viscoso, verificar experimentalmente uma relação entre as variáveis desse fenômeno físico, utilizando para isso o uso de gráficos construídos a partir dos dadoscolhidos em laboratório. Com o gráfico em mãos, determinar qual o tipo de movimento que a esfera realiza ao se deslocar no interior de um tubo de vidro contendo um líquido viscoso.

IntroduçãoTeórica

O movimento de um corpo em um meio viscoso é influenciado pela ação de uma força viscosa, Fv, proporcional a velocidade, v, e definida pela relação fv= b.v, conhecida com lei de Stokes. Para umaesfera que cai num fluido viscoso, em velocidade baixa, a força da viscosidade é dada pela lei de Stokes: FV= 6πRnv, onde R é o raio da esfera, v sua velocidade instantânea e n representa aviscosidade dinâmica do líquido. A esfera está sujeita também ao peso e a força de impulsão. No movimento a força peso P e a força impulsão / são forças constantes, mas Fv depende da velocidade. (ma = P-I-Fv).A esfera começa a descer com uma aceleração, porém, após um breve intervalo de tempo, a força resultante anula-se quando Fv=P-I, e a esfera passa a descer com velocidade constante. Quando issoocorre, dizemos que a esfera atingiu sua velocidade limite: 6πRnv= P-I.
A velocidade limite é a velocidade máxima que a esfera pode atingir no interior do fluido. O movimento desse corpo em queda tende,portanto a ser retilíneo e uniforme, quando a velocidade limite é atingida, não existe aceleração e a soma das forças que atuam sobre a esfera é nula.

Parte Experimental

Medir com plano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatórios de física
  • Relatorio fisica
  • Relatorio de fisica
  • Relatório de Física
  • Relatorio de fisica
  • Relatorio de fisica
  • Relatório de Fisica
  • Relatório de Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!