Relatório de física

Páginas: 7 (1629 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
Resumo
Quando um corpo é lançado horizontalmente no vácuo, ele descreve, em relação à Terra, uma trajetória parabólica. Esse movimento pode ser considerado como o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: Um movimento vertical, uniformemente variado, sob a ação exclusiva da gravidade. E um movimento horizontal uniforme, pois não existe aceleração na direçãohorizontal. Determinamos qual será o alcance dos lançamentos horizontais, oblíquo é se a massa do projétil interfere no lançamento. Antes de Galileu, acreditava-se que a trajetória descrita por um projétil era retilínea, porém Galileu e Newton demonstraram que a trajetória de qualquer corpo sob ação da gravidade era parabólica. Os métodos utilizados para a medição da velocidade dos projéteis eramvariados, e podiam ser feitos através da medição do momento deles ou então da distância percorrida entre dois pontos em um intervalo de tempo. O primeiro método era feito utilizando-se para isto um pêndulo balístico, que consistia em um anteparo pendurado em um teto. O projétil acertava então este anteparo e o deslocava. O ângulo de deslocamento era medido e sabia-se então qual era o momento transferidopelo projétil para o corpo, e através da fórmula para o momento, Q=mv, achamos facilmente o valor da velocidade.

Objetivos

* Determinar o alcance de um lançamento horizontal;
* Determinar o alcance de um lançamento oblíquo;
* Montar a equação do movimento de lançamento;
* Verificar se a massa do projétil interfere no lançamento.

Introdução

Lançamento Horizontal

Olançamento horizontal pode ser considerado como o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes. São eles:

1) Queda livre: É um movimento vertical sob ação exclusiva da gravidade; trata-se de um movimento uniformemente variado, pois sua aceleração mantém-se constante, igual à aceleração da gravidade (g), e o módulo de sua velocidade (Vy) varia.
2) Movimentohorizontal: É um movimento uniforme, pois não existe aceleração na horizontal, o móvel mantém a velocidade (V0) com que foi lançado.

Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante (V) do móvel é dada pela soma da velocidade horizontal (V0) mais a velocidade vertical (Vy).

V=V0+Vy H=g.t² /2 V² =V0²+Vy² S=V0.t Vy=V0y+g.t Y=g.x² /2 V0²

Lançamento Oblíquo

No LançamentoOblíquo, um corpo lançado com certa velocidade (V0), numa direção que forma um angulo () com a horizontal, fica sob ação exclusiva de seu peso e sujeito apenas a aceleração da gravidade, logo a trajetória descrita pelo corpo em relação à Terra é parabólica.
À distância, Horizontal, que o corpo percorre desde o lançamento até o momento em que toca o solo é denominado Alcance (A) e o ponto mais altoda trajetória é chamado de Altura máxima (H).
O lançamento oblíquo pode ser considerado como o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes. São eles:

1) Movimento Vertical (MUV): Considerando que a origem seja o ponto de lançamento, e que o eixo OY esteja orientado para cima, a aceleração da gravidade (g) será negativa.
A velocidade vertical inicial (V0y) seráa projeção da velocidade de lançamento (V0), no eixo OY. O módulo da velocidade vertical inicial é:

V0y = V0 . sen

Conforme o corpo sobe, o módulo da velocidade vertical (Vy) diminui até que no ponto mais alto da trajetória, ele se anula. Quando começa o movimento de descida, o módulo da velocidade vertical (Vy), se mantém aumentando até tocar o solo.
Como na vertical o movimento éuniformemente variado, podemos admitir as seguintes equações:

y = V0y . t + a . t² /2 Vy = V0y + a . t Vy² = V0y² + 2 . a . y

Para se calcular a altura máxima (H) do corpo, utiliza-se a fórmula:

H = (V0)² . sen² /2g

Para se calcular o alcance (A), utiliza-se:

A = (V0y)² . sen 2 /g

E para calcular-se o tempo de vôo (Tv), utilizamos:

Tv = 2 V0 . sen /g

2) Movimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatórios de física
  • Relatorio fisica
  • Relatorio de fisica
  • Relatório de Física
  • Relatório de física
  • Relatorio de fisica
  • Relatorio de fisica
  • Relatório de Fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!