relatório de física II termoscópio

Páginas: 4 (778 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA – CCSST
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS









TERMOSCÓPIO DE GALILEU






Imperatriz2013
HILDEANE VELOSO FREITAS









TERMOSCÓPIO DE GALILEU








Imperatriz
2013
1. INTRODUÇÃO
A Termodinâmica constitui uma parte indispensável dos fundamentos de física, daquímica e da biologia, e encontra aplicação em áreas como motores de automóveis, refrigeradores, processos bioquímicos.[1] No campo da Termodinâmica é citado o termoscópio (do grego skopeo quesignifica "vejo"). Provavelmente, Galileu tê-lo-á inventado em 1592. Era composto por uma esfera oca de vidro  à qual estava conectado um tubo também de vidro, como evidencia a figura 1. Aquecia-se a esferacom as mãos e submergia-se a extremidade do tubo num recipiente contendo água. Depois, uma vez resfriada a esfera, a água subia pelo tubo, ficando o seu nível final acima do nível da água norecipiente. Afim de que a observação fosse facilitada, fixava-se ao tubo uma escala com graduações efetuadas de modo arbitrário.

Figura 1: Representação do termoscópio de Galileu
O termoscópio permitiaavaliar qualitativamente o aumento ou diminuição da temperatura, por meio do deslocamento do nível no interior do tubo. A pressão atmosférica afetava também as indicações, já que o recipiente eraaberto. O instrumento era simples e inexato, e no entanto, pode-se dizer, sem exagero, que a termometria científica, e, por conseguinte, a Termodinâmica, tem seu início quando Galileu inventou o seuprimeiro termoscópio.
A criação do termoscópio está articulada com a ideia genial de Galileu de avaliar as variações da temperatura por meio da variação de outras propriedades mensuráveis dos corpos. Estaideia foi conservada quando se começou a passar do termoscópio ao termómetro (das palavras gregas termon que significa temperatura e metron que significa medida).

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de física ii
  • Relatório de física ii
  • Relatório Física Experimental II
  • relatório fisica II
  • Relatorio de física ii pascal
  • Relátorio física experimental ii
  • Relatório de Física II
  • Relatorio 2 Fisica II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!