Relatório de Experimento em Análise do Comportamento

Páginas: 7 (1657 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO

No presente relatório descreveremos os experimentos realizados em laboratório com o objetivo de observar as proposições teóricas acerca dos métodos de condicionamento por esquemas de reforço intermitente de razão fixa e esquemas de reforço diferencial discriminativo no comportamento de apertar a barra em ratos.
Os Esquemas de Reforço são regras quecontrolam sob quais critérios se dará ou não o reforçamento do comportamento desejado.
O conceito de Discriminação na Análise do Comportamento caracteriza um condicionamento de uma classe de respostas (diferentes respostas que possuem uma mesma consequência), a partir da apresentação de estímulos distintos, no qual o sujeito é condicionado a responder por meio de um reforçamento diferenciado,na presença de um estímulo e não na de outro, ou seja, o sujeito passa a emitir respostas somente na presença de um determinado estímulo apresentado no ambiente, por esse ser o único a apresentar uma consequência para as respostas emitidas.
Esse tipo de condicionamento é chamado de Condicionamento Operante Discriminado e seus estímulos de discriminativos por indicarem ao sujeitoquando a resposta deve ser emitida. Esse condicionamento se dá por meio do pareamento de um estímulo com a obtenção do reforço e no pareamento de outro estímulo com a não obtenção do reforço.
Já os esquemas de reforço intermitente de razão fixa caracterizam um tipo de condicionamento no qual algumas respostas são seguidas de reforço e outras não. O que garante qual resposta deve serreforçada é a razão, previamente estabelecida nesse caso, que define quantas respostas devem ser emitidas até aquela que será seguida de um reforçador, por exemplo, FR 3 aplicada no comportamento de pressão à barra, isso significa que somente após 3 pressões à barra o sujeito terá sua resposta reforçada.
MÉTODO
Sujeito:
Este estudo foi realizado com um roedor da espécie Holtzman Albino, deaproximadamente cinco meses de idade, macho, que já havia passado por sessões de treinamento de instalação de resposta, reforço contínuo e extinção.
Equipamento:
O equipamento usado no experimento foi uma Caixa de Condicionamento operante que consiste em uma caixa fechada, com porta de vidro. A caixa contém em seu interior uma alavanca e um bebedouro vinculados um ao outro e ambos em uma alavanca externaque pode ser acionada pelo pesquisador. Externamente à caixa, há um vasilhame contendo água e este é acessível ao bebedouro quando se aciona a alavanca interna ou externa. A luz no interior da caixa tem intensidades diferenciadas, que vão de 1 à 5 (onde 1 é a mais fraca e 5 a mais forte), e que podem ser alteradas pelo pesquisador através de um interruptor numerado.
Procedimento:
O estudo foirealizado em laboratório no total de 5 sessões, sendo 1 delas de esquema de reforço intermitente de razão fixa e as outras 4 de reforço diferencial. Antes de cada sessão o sujeito foi privado de água por cerca de 48 horas.
Todas as sessões foram cronometradas. A sessão de esquema de reforço intermitente teve a duração de 15 minutos, e foi iniciada por 3 minutos de reforço contínuo (CRF), ondecada pressão à barra tem como consequência a liberação de uma gota de água. Após isso foram realizados 3 minutos de reforço intermitente de razão fixa (FR) 2, onde a gota de água só era liberada ao sujeito à cada duas pressões à barra, esses 3 minutos de FR2 foram seguidos por mais 3 minutos, desta vez, de FR3, onde a gota de água era liberada após 3 respostas de pressão à barra. Nos outros 6minutos restantes da sessão foram realizados os esquemas de FR4 e FR5, com 3 minutos de duração cada, onde, seguindo a lógica do conceito, a cada 4 ou 5 respostas, respectivamente, o reforço era liberado ao sujeito.
Nos esquemas de FR foram consideradas apenas respostas emitidas seguidamente sem que o sujeito se afastasse da barra, não sendo consideradas aquelas respostas em que o sujeito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Respostas Analise E Experimento Do Comportamento
  • RELATÓRIO GERAL DOS EXPERIMENTOS EM LABORATÓRIO DA DISCIPLINA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
  • Relatório de análise experimental do comportamento
  • RELATORIO ANALISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
  • relatorio final de analise do comportamento
  • Relatório de análise experimental do comportamento
  • Relatório de análise do comportamento
  • Relatório de análise experimental do comportamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!