Relatório de estagio tst em espaço confinado

Páginas: 10 (2443 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
1. INTRODUÇÃO
Este presente documento irá relatar atividades desenvolvidas, problemas identificados no exercício da atividade de estagio técnico em segurança do trabalho na empresa vistec - serviços e tecnologia, tendo como prioridade a área de espaço confinado a qual foi à área de mais atuação no desenvolvimento do estagio.
Os espaços confinados são áreas não projetadas para ocupação humanacontínua, tendo aberturas de entrada e saída limitadas, não possuindo ventilação natural, podendo ter pouco ou nenhum oxigênio dentre outros riscos, a empresa em qual foi realizado o estagio (FIBRIA /SA) foi conveniada a uma indústria de papel e celulose, no desenvolvimento do documento será observado a presente utilização da NR 33 Segurança e saúde nos trabalhos em Espaço Confinado, juntamente comalgumas NBrs.














2. EMPRESA
Estagio realizado na empresa VISTEC SERVIÇOS E TECNOLOGIA LTDA, Rua Paulo de Vasconcelos, n°231-CEP: 29.072-300 Vitória-ES. No período de 06 de janeiro á 03 de julho com carga horária de 300 horas.

3. DEFINIÇÃO DA ÁREA DE ATUAÇÃO
3.1. ESPAÇO CONFINADO
Para o exercimento de atividades em espaço confinado a norma regulamentadora denúmero trinta e três (33) - Segurança e saúde nos trabalhos em Espaço Confinado, que se exige treinamento de 16 horas, no mesmo foram definidos conceitos e instruções para as realizações de atividades sendo eles descritos abaixo:
Espaço Confinado uma área fechada com as seguintes características: sua função primária é qualquer uma que não seja ocupação humana; tem entradas e saídas restritas, e, podeconter riscos potenciais ou conhecidos.
a) Entrada em espaços confinados - Um espaço confinado, tendo acessos limitados, ventilação inadequada ou deficiente e não sendo previsto para presença humana contínua, representa sérios riscos à saúde dos trabalhadores que nele precisam penetrar para execução de trabalhos, rotineiros ou não. A entrada nesses espaços exige uma autorização ou liberaçãoespecial. Virtualmente, qualquer ambiente industrial tem exemplos de espaços confinados. Nesses locais, somente pessoas treinadas e autorizadas podem ingressar. O empregador é o responsável por este treinamento, que deve ser repetido sempre que houver qualquer alteração nas condições ou procedimentos que não foram cobertos na sessão de treinamento anterior. Antes do ingresso no espaço confinado, asua atmosfera deve ser testada quanto à presença de riscos a fim de se tomarem as medidas de proteção necessárias à preservação da vida dos trabalhadores. Os acidentes em espaços confinados, conquanto não tão frequentes, quando acontecem, quase sempre têm consequências fatais.

3.1.2. ATIVIDADES TÍPICAS QUE EXIGEM ENTRADA EM ESPAÇOS CONFINADOS
- Limpeza para remoção de lama ou outros dejetos,
-Inspeção da integridade física e processo de equipamentos,
- Manutenções tais como jateamento abrasivo e aplicação de recobrimentos de superfícies em subterrâneos com ou sem tubulações,
- Instalações, inspeções, reparos e substituições de válvulas, tubos, bombas, motores em covas ou escavações,
- Ajustes ou alinhamentos de equipamentos mecânicos e seus componentes,
- Verificações e leituras emmanômetros, painéis, gráficos ou outros indicadores,
- Instalações, ligações e reparos de equipamentos elétricos ou de comunicações, instalações de fibras ópticas,
- Resgate de trabalhadores que foram feridos ou que desmaiaram em tais espaços.

3.1.3. CONDIÇÕES AMBIENTAIS NOS ESPAÇOS CONFINADOS
Há três classes de problemas no ambiente de espaços confinados:
Concentrações inadequadas deoxigênio, presença de gases e/ou vapores tóxicos, presença de gases e/ou vapores inflamáveis.
Alguns ambientes podem ter uma somatória dessas três condições de risco.
A utilização de analisadores portáteis de gases é o primeiro passo para identificação desses riscos. A maioria deles tem condição de detectar mais de um gás e o mais típico deles mede: oxigênio, gás combustível, CO (monóxido de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório estagio tst
  • Modelo de relatorio de estagio tst
  • Relatório de Estágio TST Senac
  • RELATORIO DE ESTAGIO TST PSF
  • Relatorio estagio tst
  • Relatorio de estagio tst
  • Relatorio de estagio tst contrução civil
  • Modelo Relatório Estágio Hospitalar TST

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!