Relatório de estágio

Páginas: 22 (5276 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
1 - INTRODUÇÃO

O relatório a seguir refere-se às atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado de conclusão do curso de Técnico em Meio Ambiente, ministrado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.
O estágio foi desenvolvido no IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária – escritório seccional localizado na cidade de Bom Despacho – MG, noperíodo de 23/04/2012 até 23/05/2012 e teve um total de 120 horas, sendo estas divididas em 06 horas diárias.
Descrevo neste relatório, as atividades desenvolvidas, tanto nas dependências da instituição quanto no campo, no acompanhamento do manejo e dos procedimentos, do dia a dia, referentes à fiscalização fitossanitária, que foram executadas no andamento do estágio, observadas as normasda empresa e o sistema de integração entre a instituição e os produtores. A supervisão do estágio ficou a cargo do médico veterinário Dr. Robson Modesto, o qual é responsável pela supervisão e chefia do IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária e a orientação foi da Prof. Lucilene dos Santos Soares Luciano.


1. Objetivos do Estágio

O Estágio Supervisionado tem como objetivo principalproporcionar ao aluno o contato com a realidade na qual irá atuar. Caracteriza-se como um momento de análise e reflexão do contexto real, sendo um elemento importante do conhecimento teórico. É parte integrante do processo de formação inicial e constitui-se como o espaço em que se realiza a conciliação entre a teoria e a prática.

2. Objetivos específicos:

• Proporcionar ao aluno conhecimentosobre a realidade na qual irá atuar.
• Oportunidade para aprimorar-se de conhecimentos propícios da prática.
• Desenvolvimento de uma reflexão sobre a relação estabelecida entre a teoria e prática.
• Desenvolvimento de uma formação baseada no contexto real de atuação.
• Oportunidade de interagir com os profissionais experientes.
• Vivenciar exemplos práticos para atuaçõesfuturas.
2. A EMPRESA

O Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, foi criado em 07 de janeiro de 1992 pela Lei nº 10.594, e é uma autarquia (algo que exerce poder sobre si mesmo) vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Possui estrutura sólida, enxuta, ágil e competente, atuando em todo o estado através de 17 Delegacias Regionais, 195 Escritórios Seccionaise 15 barreiras de fiscalização. Toda esta estrutura estabeleceu um saudável ambiente para o estágio, disponibilizando, a mim, tudo o necessário ao perfeito progresso do aprendizado.
Os profissionais do I M A são capacitados para realizar ações educativas junto ao público alvo da instituição (produtores e trabalhadores rurais, comerciantes, lideranças e consumidores), buscando a mudança decomportamento para o desenvolvimento da agropecuária no que se diz respeito à defesa sanitária animal e vegetal e inspeção de produtos de origem animal, otimizando as ações de fiscalização.
O Instituto Mineiro de Agropecuária IMA - tem por finalidade planejar, coordenar, executar e fiscalizar programas de produção, de saúde e de defesa sanitária animal e vegetal; fiscalizar o comércio e ouso de insumos e produtos agropecuários, e os criatórios e abates de animais silvestres; exercer a inspeção vegetal e a de produtos de origem animal; padronizar e classificar vegetais e realizar promoções agropecuárias no Estado, na forma do regulamento e das diretrizes dos Governos Estadual e Federal.
Cada vez mais, o mercado exige organizações, produtos de qualidade e processos de produçãoque tenham tecnologia e compromissos sociais e ambientais. Atento a esses novos conceitos de qualidade, o I M A estabelece procedimentos, normas e processos para a concessão de selo de qualidade e certificado de origem para produtos agropecuários e agroindustriais.
Merece destaque os programas de controle de doenças e principais pragas relacionadas às atividades de criação e produção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de estagio
  • Relatório de estagio
  • Relatorio de estagio
  • Relatorio de estágio
  • Relatório de estágio
  • Relatorio de estagio
  • Relatório de estágio
  • Relatorio de estágio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!