RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Páginas: 17 (4115 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XI
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA







LUCINÉA DA CRUZ SOUZA
MAURICIO SILVA DA INVENÇÃO
VILMARA SOUSA SILVA







RELATÓRIO DE ESTÁGIO

O ENSINO APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA DE FORMA CONTEXTUALIZADA E A RESIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA NESSE PROCESSO.
















SERRINHA-BA2013
LUCINÉA DA CRUZ SOUZA
MAURICIO SILVA DA INVENÇÃO
VILMARA SOUSA SILVA







RELATÓRIO DE ESTÁGIO

O ENSINO APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA DE FORMA CONTEXTUALIZADA E A RESIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA NESSE PROCESSO.









Relatório de Estágio apresentado à Universidade do Estado da Bahia, como requisito parcial de avaliação do Componente Curricular EstágioSupervisionado em Geografia IV, ministrado pelos Professores Marize Damiana Moura Batista e Batista e Jean da Silva, do 8º Semestre do Curso de Licenciatura plena em Geografia, Departamento de Educação Campus XI- UNEB.








SERRINHA-BA
2013

SUMÁRIO

1. APRENSENTAÇÃO 04

2. DISCUSSÃO TEÓRICA-METODOLÓGICA 06

3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 09

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

5. REFERÊNCIAS13

6. APÊNDICE 14

7. ANEXOS93

















1. APRESENTAÇÃO

A escola é considerada como um espaço onde as relações sociais acontecem, ou seja, interior a sociedade de maneira muitas vezes intensa e permeada de conflitos, historicamente concebida como um lugar de reprodução dos discursos hegemônicos das classes dominantes. É neste contexto que se insere o papel do professor,nesse caso o professor de Geografia, que em uma sociedade marcada pelas desigualdades e conflitos tem a missão de desvendar as máscaras sociais historicamente enraizadas pelo tradicionalismo, que não pode mais ignorar o momento em que vive, aquele que pensa estar à margem de tudo que o rodeia, estará servindo aos interesses das classes dominantes.
É neste sentido que surge anecessidade de se repensar a qualidade da formação do profissional docente, pois este precisa estar apto para lidar com as mais diversas situações encontradas no seio escolar, onde os conflitos estão a todo o momento acontecendo, sendo que é neste espaço que a formação do cidadão deve ou pelo menos deveria acontecer verdadeiramente.
Neste viés, o estágio supervisionado aparece como um momento deaproximação entre a Universidade e a escola, sendo este tratado como um ato de pesquisa e não apenas de reprodução do que já está posto como verdade. Segundo Oliveira e Cunha (2006), o Estágio Supervisionado é uma atividade que propicia ao aluno adquirir a experiência profissional que é relativamente importante para a sua inserção no mercado de trabalho.
Sendo assim, o presente relatórioconfigura-se como uma etapa imprescindível, ao oportunizar pensar e refletir a própria prática enquanto docente continuamente em formação e para tanto, também no sentido de contribuir para nossa formação enquanto professores de Geografia, a construção de um relatório aparece como um importante instrumento de avaliação, sobretudo, auto avaliação das aprendizagens ao longo do percurso de Estágio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de estagio
  • Relatório de estagio
  • Relatorio de estagio
  • Relatorio de estágio
  • Relatório de estágio
  • Relatorio de estagio
  • Relatório de estágio
  • Relatorio de estágio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!