Relatório de Estágio I Serviço social

Páginas: 27 (6624 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

KÉTILE FRANCIELLE SILVA DE LIMA
MARIA NEIDE DE LIMA
MAURICÉIA DOS SANTOS LIMA JACKES
SORAYA MARIA DE MELO AZÊDO SILVA















CENTRO DE REFERÊNCIA ESM ASSISTÊNCIA SOCIAS ( CRAS) PRIMAVERA











PALMARES
2013


KÉTILE FRANCIELLE SILVA DE LIMA
MARIA NEIDE DE LIMA
MAURICÉIA DOS SANTOSLIMA JACKES
SORAYA MARIA DE MELO AZÊDO SILVA











POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL




Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Fundamentos Histórcos Teóricos e Metodológicosdo do Serviço Social IV, Direito e Legislação Social,Pplíticas Social I metodológia Cientifica].

Prof. Paulo Ségio Aragão, JossanBatistute, Maria Lucimar,Clarice Kernkamp e Rodrigo M Trigueiro








PALMARES
2013
ÍNDICE

Introdução....................................................................................................................4
Desenvolvimento.....................................................................................................5-11Conclusão.............................................................................................................12-13
Referências Bibliográficas.........................................................................................14




























INTRODUÇÃO


O trabalho apresentado tem por objetivo resgatar os aspectos históricos da construçãodas Políticas Sociais no Brasil, possibilitando a compreensão quanto aos processos que determinaram a atuação profissional (como ética, teoria e metodologia) do Serviço Social.
o processo se realizará a partir da análise e da construção das Políticas Sociais Brasileira, das formas de intervenção e da ética profissional.
Especificamente no que se trata das intervenções e perspectivas estataisjunto a questão social no Brasil antes e após a Constituição Federal de 1988, o processo histórico da ética percorrida pelo Serviço Social no Brasil, e o processo teórico e metodológico percorrido pelos profissionais do Serviço Social após a década de 1980.
O Serviço Social passou por constantes adaptações Às situações históricas e sociais, aprofundaram discussões sobre tais aspectos por setratarem de necessidades constantes da profissão. E tal peculiaridade se deve a proximidade que existe entre o Serviço Social, a sociedade e o Estado.













DESENVOLVIMENTO



O Serviço Social tem seu marco inicial, na sociedade capitalista monopolista, mediante as necessidades da divisão sócio técnica do trabalho, marcado por um conjunto de variáveis que vão desde a alienação,a contradição ao antagonismo.
Neste contexto, no Brasil, o Serviço Social buscou afirmar-se historicamente como
uma prática de cunho humanitária, através da legitimação do Estado e da proteção da Igreja, a partir da década de 1940. O Conservadorismo profissional pode ser identificado na prática profissional desta época, onde ação profissional consistia em forma de intervir na vida dostrabalhadores, ainda que sua base fosse à atividade assistencial; porém seus efeitos eram essencialmente políticos: através do “enquadramento dos trabalhadores nas relações sociais vigentes, reforçando a mutua colaboração entre capital e trabalho”.

Vargas, que esteve no poder nesta época, diante desta situação se viu obrigado a estabelecer uma série de medidas de políticas sociais de caráter preventivo,para tentar amenizar a insatisfação da classe trabalhadora e manter a ordem do sistema capitalista. Essa política social em sua grande maioria também beneficiava a classe média e burguesa, dando condição para o aumento da produção, gerando com isso uma expansão ainda maior do capitalismo no Brasil. Criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em novembro de 1930, e promulgou uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de estágio supervisionado i serviço social
  • RELATÓRIO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL I.
  • Relatório estágio curricular obrigatório em serviço social i
  • Relatorio de estagio i de serviço social no cras
  • RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EM SERVIÇO SOCIAL
  • Relatório de Estágio Supervisionado de Serviço Social I
  • relatorio de estagio i Serviço social uniaselvi
  • Estagio I Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!