Relatório de Estágio Supervisionado

Páginas: 13 (3046 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014



OSEAD - Organização Social Evangélica das Assembléias de Deus
Curso: Segunda Licenciatura Plena em Pedagogia
Prof°: Ms. Cláudio Dias Barbosa Gonçalves
Aluna: Jussara Maria Leite de Lacerda






RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO







São José de Piranhas - PB, 16 de Agosto de 2014










INTRODUÇÃO


O estagio supervisionado na escola é uma questãodecisiva para a formação do profissional da educação, já que estabelece a relação entre teoria e pratica, possibilitando que o educador ao entrar na sala de aula tenha uma posição critica diante as dificuldades existentes no contexto escolar.

Este trabalho foi realizado através da observação em escola de ensino infantil, sendo que se relata as experiências e atividades vivenciadas na observaçãodentro do estagio supervisionado na escola, sendo este uma das etapas que compreende o curso de 2ª licenciatura plena em pedagogia
.
O relatório de observação do estágio supervisionado estabelece a relação de ser uma ferramenta de registro fundamental para o profissional e pessoal acadêmico, pois nele são apontados de forma crítica os momentos de conflitos e diversidades existentes no contextoescolar durante a observação. Alem de ser uma fonte de pesquisa, em que tem como propósito instigar o leitor a pensar e repensar sobre o processo de ensino-aprendisazagem e as metodologias que são aplicadas na atualidade escolar.

A seguir serão relatadas as contribuições das observações na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Professora áurea Dias de Almeida, realizado do dia 31 dejulho a 02 de agosto de 2014.



























DESENVOLVIMENTO


Sabe-se, que a educação infantil, atende crianças na faixa etária de zero aos seis anos de idade, educação essa que é um direito reconhecido tanto pela Constituição Federal  de 88, como na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9394/96, tornando um dierito da criança e um dever do estado, apermanência desssas crianças em creches e pré -escolas, essa faixa etária é  considerada como a etapa primordial na vida de um ser humano no início de seu desenvolvimento.      
Segundo Vergés & Sana (2009, p 10)

“A educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tem a finalidade de desenvolver a criança até os seis anos de idade, ou seja, desenvolver na criança uma imagempositiva de si, reconhecendo o seu proprio corpo, brincando, expressando suas emoções e seus sentimentos, socializando-se com os colegas e os professores”.

Nesse sentido, a educação infantil, consiste no desenvolvimento das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório. Em cumprimento a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9.394/96, conforme estabelece em seu art. 82, diz que “ossistemas de ensino estabelecerão normas para realizaçao dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua juridição”. Dessa forma, constata-se que o estágio suprevisionado, faz parte da nosssa formação educacional, sendo garantido por lei.

De acordo Tracz   (2011), diz que “o estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nasáreas de interesse do aluno”. Dessa forma, o estagiário poderá utilizar essas informações como base de sua formação, para poder aplicá-la na sua pratica docente.

Realizei O Estágio Supervisionado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora áurea Dias de Almeida, turno manhã, na turma do Pré I, que tem como professora a Srª Antônia Ferreira da Silva, com o total de 24 alunosmatriculados. A escola está localizada na cidade de Bonito de Santa Fé, estado da Paraíba. A mesma está localizada na Rua Joana Maria da Conceição s/n, Bairro Antolândia, periferia e saída para o estado do Ceará. Funcionam dois turnos, manhã e tarde, sendo o primeiro, com turmas do Ensino Infantil, ou seja, duas turmas do Pré I, duas do Pré II e uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. E o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio estagio supervisionado
  • Relatório de estágio supervisionado ii
  • Relatório estágio supervisionado
  • Relatório de estágio supervisionado
  • Relatório estágio supervisionado
  • relatório de estagio supervisionado I
  • Relatório de Estágio Supervisionado II
  • relatorio de estagio supervisionado I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!