RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Páginas: 10 (2363 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II



INTRODUÇÃO
A disciplina de Estágio Supervisionado II, integrante da grade curricular do curso de Letras Com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Instituto de Educação Superior do Brasil (IESB), possibilita ao estagiário a vivencia da prática pedagógica, onde o saber docente é formado especialmente pelas práticas educacionais doprofessor. A aliança entre teoria e prática dar-se no Estágio Supervisionado, um intermédio onde o licenciando (futuro educador) principia o desenvolvimento de suas práticas educacionais.
No estágio, o licenciando vivencia e põe em discussão as práxis do professor técnico, observando os pontos positivos que podem ser acrescidos e os pontos negativos que não devem fazer parte de sua práticadocente. Estes aspectos são notados a partir das observações do licenciando das aulas ministradas pelo professor, analisando o domínio do professor desde o conhecimento do conteúdo até o domínio de turma. O Estágio Supervisionado é uma iniciação à docência muito importante, pois oferece uma oportunidade de criar suas próprias práticas pedagógicas, e vivenciar experiências reais na sala de aula do sistemaeducacional, e também analisar criticamente inúmeras práticas educativas, ampliando seus paradigmas que o ajudará a vencer os diversos obstáculos do ensino.
Uma das funções do estágio é possibilitar aos aprendizes o conhecimento prático das funções profissionais e a consolidação dada pelos educadores de que a teoria sem a prática é incompleta, prejudicando o acesso imediato ao mercado detrabalho, sendo o estágio, portanto, a superação deste problema. Segundo Santana (2010, p. 190) os principais objetivos das disciplinas de estágio são proporcionar e possibilitar aos licenciandos experiências que possam conduzir a uma reflexão sobre as técnicas e habilidadespedagógicas existentes, visando uma melhor atuação desse futuro profissional como integrante fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
Aos poucos ocorre a formação docente do licenciando. As aulas ministradas pelo estagiário servem como base para o desenvolvimento de suas praticas educacionais, visto que nesse momento, o futuro professor vivencia na prática algo que se aproxima muito daquilo que eleencontrará, quando assumir uma sala de aula, tendo de conciliar alguns conflitos existentes .
DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
A Escola Estadual de Educação Profissional Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, está situada a Av. General Alípio dos Santos, 1360, Centro, município de Amontada/CE, CEP 62.540-000, fone/fax (88) 3636-1615, e:mail: eefmmota@yahoo.com.br
A implantação da escola no município se deu pelogrande número de jovens nessa fase de escolaridade, portanto se faz necessário oferecer aos nossos jovens melhores condições e oportunidades de atuarem como protagonistas e transformadores sociais.
O prédio já existia. Sua primeira denominação era Ginásio Municipal de Amontada. Sua segunda denominação: Escola de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga da Fonseca Mota. Sua terceira denominação:Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga da Fonseca Mota e atualmente: Escola Estadual de Educação Profissional Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, classificada como nível C, pelo total de alunos iniciantes matriculados em 2010.

A Escola Estadual de Educação Profissional Luiz Gonzaga da Fonseca Mota localiza-se na região central do município de Amontada- CE, na principal avenida, defronte a prefeitura. Suaclientela é da sede urbana prioritariamente, embora atenda alunos dos distritos circunvizinhos que residem no município para se adequarem aos horários e rotina da escola.
As turmas são compostas da seguinte forma a turma de Aquicultura do 1º ano tem 35 alunos, a turma de Contabilidade do 1º ano tem 37 alunos, a turma de Redes de computadores do 1º ano tem 40 alunos, a turma de Aquicultura do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Estágio Supervisionado II
  • Relatório de estágio supervisionado ii
  • Relatório de Estágio Supervisionado II
  • Relatório do estágio supervisionado ii
  • Relatório de estagio supervisionado ii
  • Relatorio Estágio Supervisionado II
  • Relatório de estágio supervisionado ii
  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!