Relatório de estágio inclusão

Páginas: 11 (2530 palavras) Publicado: 31 de janeiro de 2013
1. INTRODUÇÃO

A educação especial é uma modalidade de ensino destinada a educandos com necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características como altas habilidades, superdotação ou talentos.

A oferta da educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero aseis anos, durante a educação infantil. Sendo assim, respeitando-se as possibilidades e as capacidades dos alunos, a educação especial destina-se às pessoas com necessidades especiais e pode ser oferecida em todos os níveis de ensino.

A Constituição Federal estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais receberem educação, preferencialmente na rede regular de ensino (art. 208, III).A diretriz atual é a da plena integração dessas pessoas em todas as áreas da sociedade. Trata-se, portanto, de dois direcionamentos principais: o direito à educação, comum a todas as pessoas, e o direito de receber essa educação, sempre que possível, junto às demais pessoas, nas escolas «regulares».

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que os sistemas de ensino devamassegurar aos educandos com necessidades especiais:

I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para ossuperdotados;
III. Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
IV. Educação especial para o trabalho, visando à sua efetiva integração na vida em
sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade deinserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgão oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;
V. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. (art. 59)



2. ANÁLISE DO ESTÁGIO

2.1. O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADESA carga horária semanal é de 25 horas por semana, distribuída em cinco dias.

Fui muito bem recebida na escola, a diretora me levou para conhecer as dependências da escola. A professora da sala onde estagiei foi muito receptiva, fazia questão de me incluir nas atividades com as crianças, o que me deu a oportunidade de me aproximar delas. As crianças foram muito carinhosas, algumassão inquietas e praticamente não param.


A professora utiliza muitas brincadeiras, músicas e histórias. Os fantoches são os preferidos das crianças. As histórias são tem sempre uma mensagem, que ensina a respeitar os pais, os coleguinhas, a professora, ensina hábitos de higiene e cuidados com a natureza, como não desperdiçar água e não jogar lixo no chão.


Recursos: livros deliteratura.


O planejamento é coletivo, acontece uma vez por mês.


A avaliação é feita de diversas formas, como provas, atividades e observação da participação de cada aluno.







2.2. A METODOLOGIA UTILIZADA

Recursos: livros de literatura, fantoches, sucatas, entre outros.


As aulas são prazerosas, a professora traz sempre alguma coisa diferente paraa sala, como fantoches e brinquedos educativos.


2.3. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA EM QUE O ESTÁGIO FOI REALIZADO

Segue a apresentação da escola visitada pelo espaço físico e por sua estrutura:

• CENTRO EDUCACIONAL SANTA RITA DE CÁSSIA

• Horário de funcionamento da escola:


7:00 às 12:00hs – Turno matutino
13:00 Às 17:20hs – Turno Vespertino

• Local:
ARIBIRI –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de estagio de corporeidade e inclusão
  • Relatorio de Estágio de Corporeidade E inclusão
  • Relatorio de estagio inclusão
  • Relatorio de Estagio Inclusao Social
  • Relatório estágio em inclusão
  • Estágio inclusão
  • Estagio Inclusao
  • relatorio inclusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!