Relatório de estágio em museus

Páginas: 15 (3579 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Introdução

O estágio supervisionado em museus é um momento rico, pois nos proporciona conhecer de perto a realidade dos museus, sair da teoria e ir para a pratica com a finalidade de inserir o estagiário na realidade da instituição museu, como importantes espaços culturais de comunicação e aprendizagem, que guardam os costumes, as identidades e as memórias de um povo.
Um museu é nadefinição do Conselho Internacional de Museus (ICOM),

Uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difundi e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade. (ICOM, 1989)

Os museus nem sempre tiveram este formato, passou por intensas transformações,mesmo tendo o sentido de locais de preservação de objetos, seus espaços foram se adaptando paulatinamente para a atenção com o púbico. De acordo com Denise c. Stuart foi “no século XIX, que os museus iriam ter participação ativa no movimento educacional: passariam a ser reconhecidos como “agentes” do aprendizado, juntamente com as universidades e sociedades acadêmicas.” (STUAT, p.2)
Arelação museu e escola aos poucos vêm ganhado espaços nas práticas educacionais pedagógicas, da relação dos alunos com o espaço físico do museu.
Entretanto é importante que os professores trabalhem com os seus alunos o que é museu, e qual a sua importância na construção da memória social, e do seu papel em resgata valores e conhecimentos, onde os professores promovam discussões dentro de sala de aulaproporcionando aos alunos um contato direto com objetos e fotografias que os ajudem a interpretar o passado e que despertem interesse por serem antigos; rompendo-se assim paradigmas em relação ao conhecimento histórico, mostrando no dia a dia das aulas que nas influencias das relações históricas não se estabelecem somente no passado. Trabalhando com novas metodologias com fontes não escritas, quenão estão no livro didático, sabendo-se assim transmitir a relação do contexto estudado com o objeto histórico exposto aos alunos, levados a construir seus próprios conceitos, onde eles possam se posicionar criticamente ao se identificarem nessa história, do que já fez parte da realidade dos seus pais e avós.
Conforme relata Soares:

Para Freire, a educação é uma prática política, tanto quantoqualquer prática política e pedagógica. Não há educação neutra. E sendo toda a educação um ato político, os educadores necessitam construir conhecimentos com seus alunos, tendo como horizonte um projeto político de sociedade. Respeitando-se a linguagem, a cultura e a história de vida dos educandos, pode-se levá-los a tomar consciência da realidade que os cerca,disputando-a criticamente.Conteúdos, portanto, jamais poderão ser desvinculados da vida. Freire defende o elo escola/vida, respeitando o educando como sujeito da história. [...] com isto querendo dizer que a realidade vivida é a base para qualquer construção de conhecimento. A base pedagógica de Freire é o dialogo libertador e não o monólogo opressivo do educador sobre o educando. Na relação dialógica estabelecida entre o educador eo educando, faz-se com que este último aprenda a aprender. Respeita-se o educando não o excluindo de sua cultura, fazendo-o de mero depositário da cultura dominante. Ao se descobrir como produtor de cultura, os homens se vêem como sujeitos e não como objetos da aprendizagem. A parti da leitura de mundo de cada educando, através de trocas dialógicas, constroem-se novos conhecimentos. (SOARES,2006, P.19)

A educação patrimonial no processo educativo educacional ainda é um tema pouco tratado nas escolas, onde se tem a necessidade de fortalecer a relação dos alunos com suas heranças culturais, através de práticas pedagógicas desenvolvam projetos de resgate, preservação e inclusão social como os ecomuseus que são espaços culturais que atuam no resgate e na valorização do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estágio museu
  • Relatorio de museu
  • Relatório do Museu
  • Relatorio Museu
  • relatorio museus
  • relatorio dos museus
  • Plano de estágio no museu
  • relatorio visita ao museu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!