Relatório de estágio em drogaria

Páginas: 14 (3323 palavras) Publicado: 26 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
A drogaria Bifarma fica localizada no centro da cidade de Mairiporã próximo ao terminal Rodovíario.
Possui uma área ampla e muito bem distribuída pois existem horários de pico onde o fluxo é muito maior mas devido a organização da loja acaba não ocorrendo tumultos nestes horários.
O gerente fica encarregado de cuidar dos pedidos dos medicamentos que estão em falta , da partefinanceira da farmácia assim como em lidar com os funcionários.
A Farmacêutica fica encarregada da dispensação de medicamentos controlados assim como receber, conferir e dar entrada no SNGPC em todos medicamentos de controle especial.
Os medicamentos controlados estão dispostos em um armário com chave que fica aos cuidados da farmacêutica , para que seja evitado qualquer tipo de irregularidade nestearmário , ficam guardados nele todos receituários de controle.
Os medicamentos estão dispostos nas prateleiras em ordem alfabética e divididos pôr categoria referências, similares e genéricos (comprimidos , gotas, líquidos, cremes, pomadas e injetavéis), isso facilita muito na hora de encontrar o medicamento prescrito no receituário ou pedido pelo cliente.
Os balconistas participam tanto nadispensação dos medicamentos como na limpeza de suas sessões e também fica responsavél pela validade de todos produtos de sua sessão. A farmacêutica está sempre presente ajudando na dispensação e fazendo o esclarecimento de dúvidas.
O objetivo deste estágio foi ficar em contato direto com a área de trabalho (SNGPC) mostrando como devo proceder nos processos do sistema. Mostrou também a importânciade se ter um farmacêutico na drogaria.

DESENVOLVIMENTO
O SNGPC
O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC é um conjunto de instrumentos informatizados utilizado para realizar o monitoramento da movimentação de medicamentos e substâncias sujeitos a controle especial conforme a Portaria SVS/MS nº. 344, de 12 de maio de 1998 e a Portaria SVS/MS nº. 6, de 29 de janeiro de1999.
As legislações que dispõem sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC são as seguintes:
- RDC Nº 27, de 30 de março de 2007.
- RDC Nº 76, de 31 de outubro de 2007.
- Instrução Normativa nº 11, de 31 de outubro de 2007.
O SNGPC é constituído por um ambiente de recebimento de dados da ANVISA. Estes dados deverão ser enviados com estrutura eextensão XML.
Estes conterão as movimentações diárias, que deverão ser enviadas eletronicamente pela internet para a ANVISA via SNGPC.
O objetivo do SNGPC é monitorar a dispensação de medicamentos e substâncias entorpecentes e psicotrópicas e seus precursores, aperfeiçoar o processo de escrituração, permitir o monitoramento de hábitos de prescrição e consumo de substâncias controladas emdeterminada região para propor políticas de controle, captar dados que permitam a geração de informação atualizada e fidedigna para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para a tomada de decisão e dinamizar as ações da vigilância sanitária.
Todos os medicamentos que contém substâncias sujeitas ao controle especial da Portaria 344/1998 e de seu último anexo atualizado – RDC 19 de 24 de março de2008 são escriturados esses faz parte das seguintes listas A1, A2, A3, B1, B2, C1, C2, C3, C4 e C5.
No momento da realização do inventário inicial no SNGPC o Farmacêutico Responsável Técnico digitará o número do registro do Ministério da Saúde (para medicamentos) ou o número da DCB (para insumos), estes números irão capturar automaticamente as informações já existentes na base de dados daAnvisa.
Neste primeiro momento somente as Drogarias e Farmácias particulares, que trabalhem com substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial utilizarão o SNGPC.
No futuro o SNGPC será implementado também nas farmácias hospitalares, públicas, distribuidoras e indústrias de insumos e medicamentos controlados.
Somente o usuário cadastrado (responsável técnico) poderá acessar o sistema,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de estagio supervisionado em drogarias
  • Relatório de estagio em drogaria
  • Relatorio de estágio na drogaria
  • Relatório de estágio em drogaria
  • Relatorio de estagio em drogaria
  • Relatorio estagio drogaria
  • relatorio de estagio de drogaria
  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DROGARIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!