Relatório de ensaios: teor de umidade; análise granulométrica; limite de liquidez; limite de plasticidade.

Páginas: 13 (3209 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Campus Juazeiro do Norte

RELATÓRIO DE ENSAIOS: Teor de Umidade Análise Granulométrica e Umidade; nálise Granulométrica; Limite de Liquidez; Limite de Plasticidade Plasticidade.

Juazeiro do Norte – Ceará

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Campus Juazeiro do Norte Ana Paula Zuza; Hannah Lídia; OtávioRamos Engenharia Ambiental

RELATÓRIO DE ENSAIOS: Teor de Umidade Análise Granulométrica e Umidade; nálise Granulométrica; Limite de Liquidez; Limite de Plasticidade Plasticidade.

Relatório apresentado a disciplina de Geologia e Solos ministrada pelo docente Perboyre Alcântara para participação de obtenção da segunda nota N2.

Juazeiro do Norte - Ceará

INTRODUÇÃO Os solos sãoconstituídos de um conjunto de partículas com água (ou outros líquidos) e ar nos espaços intermediários. As partículas de maneira geral podem deslocar-se entre si. Possuem diversos diâmetros classificando-o como pedregulhos, areias, siltes e argilas. Na geotecnia classificam-se esses solos em dois grandes grupos: pedregulhos e areias são solos do tipo grossos e definem o que chamamos Solos Granulares; jásiltes e argilas na classe dos finos podendo ser dos tipos Argilosos, Orgânicos e Lateríticos. Para esses solos serem classificados há a necessidade de serem analisadas algumas características. Estas propriedades são analisadas a partir de parâmetros tais como: Teor de Umidade; Índice de plasticidade entre outros. A partir destes parâmetros são caracterizados os diferentes tipos de solos. Eles sãoidentificados por sua composição granulométrica, textura, plasticidade, consistência; citando-se outras propriedades que auxiliam sua identificação, como estrutura, forma dos grãos, cor, cheiro e a presença de outros materiais. No experimento foram analisados alguns dos principais parâmetros, teor de umidade e índice de plasticidade. Como também a classificação granulométrica para identificação dosgrossos em seus diferentes diâmetros.

1 TEOR DE UMIDADE – MÉTODO SPEEDY

1.0 OBJETIVO Este método fixa o procedimento para a determinação do teor de umidade de solos pelo emprego do aparelho “Speedy”, modelo G (escala 0 a 50%). O método é aplicável somente para solos que não contenham pedregulho, ou agregado, e é apropriado somente para o controle de compactação de solos, solo-cimento emisturas estabilizadas, de granulometria fina.

2.0 DEFINIÇÕES a) Teor de Umidade É a razão entre a massa d’água contida no solo e passível de evaporação em estufa a 105 - 110°C e a massa de seus grãos secos em estufa, na mesma faixa de temperaturas, até constância de massa. O teor de umidade é expresso em %.

b) “Speedy” É um aparelho patenteado a nível mundial e que se destina à determinaçãorápida do teor de umidade e já incorporado à tecnologia brasileira. 3.0 APARELHAGEM E MATERIAL A seguir são apresentados os aparelhos e os materiais necessários para a execução do ensaio: a) Aparelho “Speedy”, modelo G, completo, incluindo a balança, o recipiente para medida do pó absorvente e escovas de limpeza. b) Aparelhagem e material para calibragem do manômetro do “Speedy”, constantes de: •balança de 200 g de capacidade e sensibilidade de 0,01 g, com respectivo jogo de pesos; pipeta, de 1 cm³ de capacidade, com divisões de 0,1 cm³; • amostra do solo a ser empregado nas determinações de umidade;

4.0 DETERMINAÇÃO DA PRESSÃO Para determinar a pressão, seguem os procedimentos abaixo descritos: a) Limpar perfeitamente a parte interna do corpo e da tampa do “Speedy”, com auxílio dasescovas que acompanham o aparelho; b) Transferir toda a porção, preparada de acordo com o item 6, para o corpo do aparelho; c) Retirar uma porção de pó absorvente, com auxílio do medidor de pó absorvente, e transferi-la para a tampa do “Speedy”. Uma vez retirado o pó absorvente, o recipiente que o contém deve ser imediatamente tampado; d) Segurar o corpo do “Speedy” de forma que sua boca fique...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teor de umidade
  • Ensaio de Limite de Liquidez e Limite de Plasticidade
  • Ensaio limite liquidez e plasticidade
  • Ensaio de Limite de liquidez e plasticidade
  • Ensaio de limite de liquidez e plasticidade
  • Ensaio de limite de liquidez e plasticidade
  • Relatório limite de plasticidade e de liquidez
  • Relatório de limite de liquidez e plasticidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!