Relatório de eletrônica digital

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
UNIVERSIDADE TIRADENTES







ELIAS DO CARMO DE SOUZA
GUILHERME MACHADO MENEZES CAJUEIRO
JEFFERSON ROBETO MENEZES DE SOUZA
MISLAYNE Mª DE SÁ ARAGÃO
TAMIRES TATIANE SANTOS







PORTAS LÓGICAS











Aracaju-SE
Abril, 2013
ELIAS DO CARMO DE SOUZA
GUILHERME MACHADO MENEZES CAJUEIRO
JEFFERSON ROBETO MENEZES DE SOUZA
MISLAYNE Mª DE SÁ ARAGÃO
TAMIRES TATIANESANTOS










PORTAS LÓGICAS





Relatório Científico apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Eletrônica Digital, ministrada pelo Profº. Cleiton José Rodrigues dos Santos no 1º semestre de 2013 no Curso de Engenharia Mecatrônica.




Aracaju-SE
Abril, 2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04
2. OBJETIVOS 053. METODOLOGIA 06
3.1. MATERIAIS 06
3.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 07
4. RESULTADO E DISCUSSÕES 07
5. CONCLUSÕES 08
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 08






















1. INTRODUÇÃO

Os sistemas digitais operam com funções lógicas e teoremas da chamada Álgebra booleana. A álgebra booleana difere da convenciona em virtude da booleanaconter variáveis e constantes que só assumem os valores zero e um. Através das portas lógicas podemos implementar as funções lógicas elementares: NOT (inversor), AND, NAND, OR, NOR, XOR e XNOR.
As portas lógicas consistem em circuitos digitais que podem ser construídos a partir de resistores, transistores, diodos interconectados, de modo que a saída do circuito seja o resultado da operaçãológica feita sobre as entradas.
Portas lógicas são dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma única saída, dependente da função implementada no circuito. As portas lógicas são comumente usadas em circuitos eletrônicos devido às situações que este tipo de sinais pode apresentar: presença de sinal, ou “1”, e ausência de sinal, ou “0”.
Os sinaiselétricos são analógicos e, desta forma, podem assumir um número infinito de níveis de tensão. Porém, se tratarmos um sinal analógico com digital, binário, o sinal passa a ser visto como tendo apenas dois valores possíveis o “0” e “1”, que significam respectivamente, sinal de tensão baixa e sinal de tensão alta.
O comportamento das portas lógicas é conhecido como tabela verdade, a qual apresentaos estados lógicos das entradas e da saída. A combinação das portas lógicas resulta nos chamados circuitos lógicos combinacionais, projetados pela análise das portas lógicas.
Os circuitos integrados são circuitos eletrônicos funcionais, constituídos por um conjunto de transistores, diodos, resistências, fabricados num mesmo processo sobre uma substância de silício.


ProtoboardsUma Protoboard (figura 1) é usada com o objetivo de fazer montagens de circuitos eletrônicos de uma forma mais prática, sem a necessidade de utilização de solda. A superfície da protoboard é confeccionada em plástico, com centenas de orifícios nos quais são encaixados os componentes.

Na parte inferior dessa base são instalados contatos metálicos interligados segundo um padrão básicoque o usuário precisa conhecer para saber utilizá-la corretamente em suas montagens.




[pic]
Figura 1 – Matriz de Contatos ou Protoboard.


Geralmente, as filas horizontais, superior e inferior, considerando-se a protoboard disposta horizontalmente, são destinadas à ligação da alimentação. Existem protoboards com uma ou mais filas superiores e inferiores. Cabe ressaltar que acoluna de cinco furos superior não é interligado com a inferior.
A região central da matriz de contato é dividida em filas verticais que contém cinco furos os quais são interligados eletricamente entre si (vide figura 2). Assim todos os furos de uma mesma fila estão interligados entre si.

[pic]
Figura 2 – Furos da regiao central de uma Matriz de Contatos ou Protoboard.

Circuitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório eletrônica digital
  • Relatório eletronica digital.
  • Relatório Eletronica digital
  • Relatório de eletronica digital
  • Relatório de Eletrônica Digital
  • relatório de eletrônica digital
  • Relatorio eletronica digital
  • Relatório de Eletrônica Digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!