Relatório de Economia Política: Inclusão das mulheres como investidoras na bolsa de valores

Páginas: 6 (1349 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
Relatório de Economia Política
Palestra sobre a Inclusão das mulheres como investidoras na bolsa de valores de São Paulo
No dia 28 de abril de 2014, em Paranaíba, na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Joyce Anselmo, Mestre e Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unesp de Araraquara e assistente de pesquisa e pesquisadora do Núcleo de Estudos ePesquisa sobre Sociedade, Pode, Organização e Mercado (Nespom) pela Unesp, apresentou durante a palestra seu livro: “Inclusão das mulheres como investidoras na bolsa de valores de São Paulo – Limites e Ambiguidades” através de uma óptica da sociologia econômica, ressaltando os ideais simbólicos. Analisou a inclusão das mulheres na bolsa de valores através do programa Mulheres em Ação(desenvolvido pela BM&FBOVESPA) que fornece educação financeira às mulheres através da cultura do poupar.
No início da palestra, Joyce trouxe como problematização a errônea ideia, que é largamente disseminada, de que o mercado é apenas um dos ícones formadores da sociedade, porém ela rebate afirmando que o Mercado é um construtor social e sendo ele importantíssimo fator de fundamentação de uma sociedade,sendo assim, ele depende se inúmeros outros meios formadores como o cultural, o religioso e o simbólico. Então o “fator” econômico faz parte de uma teia de relações sociais que determinam as próprias relações.
De acordo com a palestrante a educação financeira é cultural, quanto mais cedo se educa uma criança para lidar bem com o “dinheiro” ensinando-a a economizar e administrar sabiamente o quepossui, mais fácil será para ela adquirir a cultura do poupar. Pensando nisso, a BOVESPA, criou um programa de educação financeira destinada às crianças de 7 a 10 anos, porém o programa criou ramificações para atender as demais faixas etárias e os sexos.
Para fundamentar sua pesquisa, Joyce, utilizou os seguintes procedimentos metodológicos:
- Consultas no site da Bolsa de Valores de SP;
-Revista Especializada em Economia;
- Estudos Sociológicos Sobre Educação Financeira;
- Presença nos Cursos de Educação Financeira para Mulheres, oferecidos pela BM&FBOVESPA;
- Questionário (as perguntas foram destinadas às mulheres que participam dos programas de educação financeira).
Dentro do quesito “Questionário”, Joyce pode estabelecer que a média de idade das mulheres que investem na Bolsa éde 25 anos (mais jovem com 17 anos e a mais velha com 50 anos), 65% se declarou solteira, 25% casada e apenas 10% divorciadas, das solteiras apenas uma tem um filho, enquanto uma das casadas tem três filhos e o restante menos que três. 50% dessas mulheres possuem renda média de 4 a 8 salários mínimos, 30% entre dois e três. Logo, ela pode concluir que as mulheres que participam do programaMulheres em Ação e investem na bolsa, são as “novas mulheres”, que deixaram para trás a ideia patriarcal de que mulheres devem cuidar do lar, e passaram a se dedicar a construção de carreiras profissionais às vezes até mesmo distante da antiga realidade doméstica que uma vez fora atribuída às mulheres.
Como forma sucinta de exposição de seu livro, Joyce o destrinchou em capítulos e abortou os temasmais pertinentes de cada um deles:
1. A sociologia econômica como instrumento de análise – Neste capitulo, a palestrante esclarece que a sociologia econômica ainda é pouco difundida no Brasil, e constitui-se de um fato recente que possui o intuito de justapor os conceitos e métodos sociológicos aos acontecimentos econômicos. Assim, a sociologia econômica analisa criticamente os dogmas econômicos etoma como parâmetro de analise o homo economicus.
2. A educação financeira como investimento socialmente responsável – A autora demonstra através de explicações como as iniciativas privadas e publicas tem atribuído valor maior aos investimentos que são fundamentados na responsabilidade e na ética social. Pois atualmente mede-se a responsabilidade moral de uma empresa atrás das responsabilidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bolsa de valores e sua influência na economia
  • Bolsa de Valores
  • Economia bolsa de valores
  • RELATORIO
  • A importancia da bolsa de valores para a economia brasileira
  • Valor
  • Bolsa de valores
  • Bolsa de valores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!