Relatório de Dureza

Páginas: 6 (1303 palavras) Publicado: 21 de junho de 2014

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA







ensaio de dureza

















Passo Fundo, abril de 2014.

Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido nos ensaios de dureza BRINNEL e VICKERS, nos ensaios Vickers foram utilizados os seguintes materiais ferrosos, aço 1020, 1045, 1070, 5160, 8640, já nosensaios da dureza Brinne,l foram utilizados materiais não ferrosos Alumínio, Alumínio encruado, Latão, Latão encruado, Cobre, Cobre encruado, foi determinado a dureza através de cálculos utilizando a fórmula e foram esboçados tabelas e gráficos.
1. Introdução

Os ensaios realizados referem-se aos tipos de dureza Brinnel e Vickers, para os ensaios de dureza Brinnel foram utilizados materiaisferrosos e para dureza Vickers foram utilizados materiais não ferrosos. Os materiais ferrosos utilizado foram os aços 1020, 1045, 1070, 5160, 8640, e os não ferrosos Alumínio, Latão e cobre, dos não ferrosos também foram utilizados encruados de mesma denominação.

2. Materiais e Métodos.

Para realização dos ensaios foram utilizados os seguintes materiais:
- Corpos de prova
- Máquinapara determinar a dureza
O primeiro ensaio a ser realizado foram os ensaios de dureza Vickers, onde em cada ensaio, em corpos de prova diferentes foram feitas três aplicações em regiões distintas do corpo, a uma força de 100kgf, em seguida foi aferido o diâmetro da endentação resultante e determinado através de cálculo utilizando a fórmula, a dureza Vickers, também foram feitosgráficos e tabelas de cada ensaio realizado. Nos ensaios de dureza Brinell o método foi semelhante, a única diferença foi na força aplicada que foi de 62,5kgf, nas três regiões diferentes foram aferidas as medidas das endentações e determinado a dureza Brinell através de cálculo utilizando a fórmula.

3. Resultados e discussão
ENSAIO DE DUREZA BRINELL
O ensaio de dureza Brinell consiste emcomprimir lentamente uma esfera de aço, de diâmetro D, sobre a superfície plana, polida e limpa de um metal através de uma carga Q, durante um tempo t. Essa compressão provocará uma impressão permanente no metal com o formato de uma calota esférica, tendo um diâmetro “d”, o qual é medido por intermédio de um micrômetro óptico (microscópio ou lupa graduados), depois de removida a carga. O valor de “d”deve ser tomado como a média de duas leituras feitas a 90º uma da outra. A dureza Brinell é definida em N/mm² (ou kgf/mm²), como o quociente entre a carga aplicada pela área de contato superficial.
Para que se produza uma impressão permanente num metal durante o ensaio de dureza, o esforço deve ultrapassar a zona elástica do material; dentro da zona plástica, porém, existe o fenômeno doencruamento que o metal sofre sob a ação da carga de compressão a que ele é submetido. O ensaio de dureza Brinell não pode avalizar com grande precisão a dureza de um metal, principalmente se ele estiver num grau de recozimento elevado. Entretanto, para os ensaios de rotina, o método Brinell é largamente empregado pela sua simplicidade e rapidez, servindo então como ensaio comparativo entre metaissubmetidos aos mesmos tratamentos.
Para o ensaio de dureza BRINELL, foi utilizado como penetrador uma esfera da aço de 2,5 mm de diâmetro (D), sendo a força aplicada no ensaio de 62,5 kgf (F). O cálculo da dureza, deu-se através da retirada dos diâmetros (d) aferidos na máquina e dos valores citados anteriormente aplicando-os na equação 1.
Ressaltando-se que os ensaios de dureza BRINELL foramrealizados em corpos de prova não ferrosos como: Alumínio, Cobre e Latão, e os mesmos, porém encruados. Podemos observar os resultados obtidos através da tabela a seguir.





O aumento da dureza nas amostras encruadas, com exceção do cobre, deve-se justamente pelo processo de encruamento, onde, um material dúctil torna-se mais duro e resistente ao ser deformado plasticamente devido as interações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de dureza
  • relatorio de dureza
  • Relatorio dureza
  • Relatorio de Dureza
  • Relatório dureza
  • Relatorio de dureza
  • Relatório de Determinação de Dureza em Águas
  • RELATORIO DUREZA DA AGUA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!