Relatório de Cromatografia em papel

Páginas: 6 (1387 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2013
FACULDADAES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES
ISE - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA E BACHARELADO EM QUÍMICA
QUIMICA ORGÂNICA I



ELYNE
KAREN
LUCIANO RAIS
SAMUEL









8ª AULA EXPERIMENTAL
CROMATOGRAFIA: PAPEL E CAMADA DELGADA DE SÍLICA SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA CORANTES ARTIFICIAIS











VITÓRIA, 2013
CLECIAS
JULIANA DA SILVA BRAGA
KARENLUCIANO RAIS
SAMUEL












8ª AULA EXPERIMENTAL
CROMATOGRAFIA: PAPEL E CAMADA DELGADA DE SÍLICA SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA CORANTES ARTIFICIAIS




Relatório da 8ª Aula Experimental da disciplina de química orgânica I, ministrada pelo Professor Msc. Walace Braga, como parte integrante da nota semestral para obtenção do título de Licenciatura e Bacharelado em Química.VITÓRIA, 2013
1. OBJETIVO

Realizar a análise cromatográfica de uma mistura de compostos azo-corantes (fenilamina mais conhecido como anilina), que são corantes utilizados em produtos alimentícios e formas farmacêuticas, realizando o comparativo com padrões de eritrosina, vermelho bordeaus e amarelo cúprico, utilizando como eluentes, os álcoois 70 e 95%, afim de avaliar a influência daproporção etanol água, verificando qual eluente que vai abrir um maior distanciamento das soluções no papel cromotográfico.

2. INTRODUÇÃO

2.1. CROMATOGRAFIA
De acordo com o livro de química analítica quantitativa de Daniel C. Harris, o termo cromatografia (do grego: “chroma”, cor e “grafein”, grafia) foi utilizado pela primeira vez em 1903, pelo botânico russo Mikhail Semyonovisch Tswetque durante suas pesquisas sobre a clorofila, ele utilizou uma coluna de absorção liquida contendo carbonato de cálcio com o objetivo de separar pigmentos de folhas de plantas.
A cromatografia é uma técnica utilizada para separação de uma mistura homogenia tendo como base a diferenças de afinidades entre elas, sendo amplamente utilizada na química orgânica. A cromatografia consiste em 2 fases,chamadas:

Fase móvel – Que pode ser líquida ou gasosa;
Fase estacionária – É uma fase fixa dentro da coluna que normalmente pode ser um líquido viscoso ou sólido.

A separação cromatográfica se deve à adsorção, partição, troca iônica, exclusão ou misturas desses mecanismos. Há vários tipos de separação cromatográfica.







Clasificação pelo modo de separação:

Figura 01 –Representação esquemática dos diferentes tipos de cromatografia (fonte: quimicanova.sbq.org.br)


2.2. A CROMATOGRAFIA EM PAPEL (CP)
Na cromatografia de papel, quando um solvente (eluente), com baixa polaridade, percorre por capilaridade, uma tira de papel (celulose, que é um polímero de cadeias poli-hidroxiladas de glicose), um soluto, aplicado inicialmente num certo ponto sobre o papel, iráinteragir em um grau maior com a celulose ou a fase solvente pouco polar, de acordo com sua polaridade. Disso dependerá o seu deslocamento, ou seja, a distância percorrida pelo soluto na tira, a partir do ponto de aplicação.

Para a marcação do papel deve ser feito uma linha em suas bordas inferior e superior (representada na figura abaixo como linhas pontilhadas) de 1cm, que irá representar oponto onde a amostra foi aplicada e a outra a linha de chegada da fase móvel, esse método pode ser observado na figura 02 abaixo.


Figura 02- Método de marcação do papel (fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABIuQAB/cromatografia).
Com auxilio do capilar aplicasse a amostra a ser analisado, o papel é colocado em um suporte figura 03 contendo solvente (fase móvel) até a altura indicada nopapel figura 02.


Figura 03 - Sistema de cromatografia em papel (fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABNwsAC/relatorio-cromatografia-andrey-henrique-correto)

É necessário esperar até que o papel por absorção arraste a amostra até a linha de chagada da fase móvel figura 02. O papel deve ser retirado com uma pinça e aguardar a secagem do mesmo.

2.3. FATOR DE RETENÇÃO

A distância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório cromatografia em papel
  • Relátorio de Cromatografia em Papel
  • RELATÓRIO CROMATOGRAFIA EM PAPEL E GIZ
  • Relatório cromatografia em papel
  • Relatório Cromatografia em Papel
  • Relatório sobre cromatografia em papel
  • Relatório Cromatografia de Papel
  • Relatório de cromatografia(papel, placa, coluna)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!