Relatório de contas da ren

Páginas: 14 (3481 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Curso Profissional de Técnico de Contabilidade

Disciplina: Contabilidade Geral e Analítica

Demonstração de Resultados da Empresa:
Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. (REN)



Apresentação da Empresa

A REN – Redes Energéticas Nacionais,SGPS, S.A. foi criada, comoempresa, em Agosto de 1994, na sequência da cisão da EDP - Electricidade de Portugal, S.A., de que já fazia parte como Direcção Operacional da Rede Eléctrica (DORE). Contudo, a sua história, remonta a 1947, ano em que foi fundada a CNE - Companhia Nacional de Electricidade, S.A.R.L., empresa pioneira no transporte de energia eléctrica em Portugal e, portanto, a sua antecessora original. A REN é umaSociedade Aberta com um capital social de 534.000.000 Euros. Tem sede em Lisboa na Avenida Estados Unidos da América, nº 55, 1749-061 Lisboa.
A REN actua em duas áreas de negócio principais: o transporte de electricidade em muito alta tensão e a gestão técnica global do Sistema Eléctrico Nacional e o transporte de gás natural em alta pressão e a gestão técnica global do Sistema Nacional de GásNatural, a recepção, armazenamento e regaseificação de GNL e o armazenamento subterrâneo de gás natural, sendo titular das respectivas concessões de serviço público.
Reflexo da aposta nacional no domínio das energias renováveis, o Estado Português atribuiu a concessão para a exploração de uma zona piloto destinada à produção de energia eléctrica a partir das ondas do mar, em regime de serviçopúblico por um prazo de 45 anos, à Enondas, Energia das Ondas, S.A., cujo capital social é integralmente detido pela REN.
A REN está ainda presente no negócio das telecomunicações, explorando a capacidade excedentária de telecomunicações das respectivas redes de electricidade e de gás natural, e na da comercialização de energia, através da participação de 45% no Operador do Mercado Ibérico de Energia(Pólo Português), S.A. (“OMIP”), o pólo português do mercado ibérico para a transacção de derivados de electricidade.
A REN acredita que as actividades do sector da electricidade e do gás natural têm um considerável potencial de crescimento face ao ambiente estável, de um ponto de vista regulatório, em que a REN opera, à existência de concessões com uma vigência alargada, ao crescimento histórico eprojectado do consumo de electricidade e de gás natural em Portugal e à infra-estrutura energética integrada de que a REN é operadora.

Demonstrações consolidadas dos resultados dos exercícios findos em 31 de Dezembro de 2010 e 2009



Demonstrações consolidadas da posição financeira em 31 de Dezembrode 2010 e 2009 (Balanço)



Demonstrações consolidadas dos fluxos de caixa dos exercícios findos em 31 de Dezembro de 2010 e 2009

Demonstrações consolidadas das alterações no capital próprio dos exercícios findos em 31 de Dezembro de 2010 e 2009

Activos Fixos Tangíveis

Durante o exercício findo em 31 de Dezembro de 2010 os movimentos registados em rubricas dos activos fixostangíveis e intangíveis foram como segue:

As adições registadas no decurso do exercício findo em 31 de Dezembro de 2010, referem-se essencialmente a direitos subjacentes à exploração de subestações e linhas da Rede Nacional de Transporte (“RNT”), no segmento da electricidade, e, no segmento do gás, ao direito subjacente à exploração do projecto de construção do 3º tanque no Terminal de Sines e ligaçõesa novos clientes.
As adições registadas no decurso do exercício findo em 31 de Dezembro de 2010, referem-se essencialmente a direitos subjacentes à exploração de subestações e linhas da Rede Nacional de Transporte (“RNT”), no segmento da electricidade, e, no segmento do gás, ao direito subjacente à exploração do projecto de construção do 3º tanque no Terminal de Sines e ligações a novos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório e contas
  • Relatorio e contas
  • Relatorio de contas
  • Relatorio Contas
  • Relatório e contas
  • relatório prestação de contas
  • relatório de estagio Contas a pagar
  • relatorio de quimica , conta gotas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!