Relatório de campo da ilha de mosqueiro

Páginas: 7 (1675 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014
Introdução
O objetivo desta prática de campo foi reconhecer na realidade os fenômenos e elementos referentes ao clima estudados em sala de aula. Será de extrema importância para a nossa formação acadêmica como geógrafos e licenciados pleno em geografia, pois são experiências como essa que esclarecem muitas dúvidas através da observação em loco dos elementos da ciência climatológica, bem comopode nos trazer o aprendizado e aperfeiçoamento na utilização de aparelhos e equipamentos utilizados no monitoramento e coleta de dados relacionados ao clima.
Caracterização da área de estudo
A ilha do Mosqueiro é um distrito administrativo do município de Belém. É uma ilha fluvial localizada na costa oriental do rio Pará, no braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Guajará. Possui uma áreade aproximadamente 212 km² e está localizada a 70 km de distância do centro da capital Belém. Possui 17 km de praias de água doce com movimento de maré. O nome "Mosqueiro" é originário da antiga prática do "moqueio" do peixe pelos indígenas tupinambás que habitavam a ilha.
No final do século XIX e início do séc. XX, entre os anos de 1880 e 1912, no apogeu do período da borracha, a ilha foidescoberta pelos estrangeiros que trabalhavam em grandes empresas de Belém. Ingleses, franceses, alemães, americanos, portugueses, libaneses e hebraicos estiveram na costa oeste da ilha e muitos construíram, inclusive no Chapéu Virado, vários casarões, cuja arquitetura é um misto de estilos europeus com a realidade climática local, em traços que vão desde o barroco ao neoclássico. Posteriormente, aelite da sociedade de Belém aderiu a esse movimento na busca do merecido repouso de fim-de-semana.
Para acessar a Ilha, o rio era então o único meio de acesso desta incipiente ocupação. A expansão vigorosa do processo ocorreria somente em 1968 com a inauguração da estrada, (PA-391) interligada por balsa. Foi um marco para a aceleração da especulação imobiliária, que se expandiu em direção às praiasdo Ariramba e São Francisco. A partir de 1976, a ocupação voltou a se intensificar com a construção da ponte Sebastião Oliveira.
No início dos anos 80 os velejadores descobriram as potencialidades da ilha para a prática de windsurfe e vela de um modo geral. Por mais de vinte anos, foi point obrigatório para os iatistas paraenses.
A cobertura vegetal natural da ilha está sob o domínio da FlorestaOmbrófila Densa, com características da floresta amazônica. Na ilha são encontrados dois subtipos: representados pelos terraços pleistocênicos que é ocorrência de mata de terra firme, e das planícies aluviais e a mata de várzea. Nas áreas de maior influência salina, encontram-se ainda, os manguezais.
O clima da região caracteriza-se por temperaturas médias altas e precipitação pluviométricarelativamente abundante durante o ano todo. Apresenta temperatura anual média de 25,9°C, com mínima de 21,9°C e a máxima de 31,4°C. A média anual da umidade relativa do ar é de 84%, sendo a precipitação pluviométrica de 2.900 mm, onde o trimestre mais chuvoso corresponde aos meses de janeiro, fevereiro e março.
De acordo com o IBGE, Mosqueiro teria uma população de aproximadamente 28 mil habitantes eestaria entre os municípios paraenses de médio porte. Os moradores, porém, não aceitam os números do censo. Para eles, a população está em torno de 50 mil.
Procedimentos metodológicos
Para a realização do trabalho de campo, precisamos antes ter a posse de equipamentos de viabilizassem observação e a coleta dos dados, tais como (GPS, Bussola, Cata-vento, Telefone celular com software especificopara registar as temperatura e umidade local, Maquina fotográfica, Mapas e Bloco de anotação).
Os dados o qual iriamos observar e coletar seriam: Coordenada geográfica e UTM de cada ponto pré-determinado, Temperatura e Umidade relativa do ar, O tipo de nuvens e a nebulosidade de cada local, A direção e velocidade do vento e a caracterização da paisagem local.

Descrição do percurso realizado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de campo ilha grande
  • Estudo ilha do mosqueiro
  • Narrativas Orais Da Ilha De Mosqueiro Mem Ria E Significado
  • Relatório de campo
  • Relatório de Campo
  • Relatório de campo
  • relatorio de campo
  • relatorio de campo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!