Relatório de aulas práticas de bioquímica

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
amilase se e Invertase

6.1 INTRODUÇÃO

Enzimas são proteínas, estimulam reações químicas essenciais para a vida. Catalisam centenas de reações que ocorrem no metabolismo, sendo a catalise essencial para o funcionamento dos organismos em tempo apropriado. Sem catalise as reações químicas necessárias para digerir alimentos, contração de músculos ou enviar impulsos nervosos não ocorreria emvelocidade util. A sua principal característica é a especialidade com o substrato, cada substrato possui uma enzima especifica, que associados se encaixam como “chave e fechadura”.

“A maioria das enzimas são proteínas, com exceção de um pequeno grupo de moléculas de RNA com propriedades catalíticas, todas as enzimas são proteínas. A sua atividade catalítica depende da integridade da suaconformação protéica nativa. Essa atividade catalítica geralmente se perde caso uma enzima seja desnaturada ou dissociada em subunidades. Assim as estruturas preoteicas primaria, secundaria, terciária e quaternária das enzimas são essenciais para o exercício da atividade catalítica.”

(LEHNINGER, NELSON, COX, 1995, pg. 99)

Na aula pratica de enzimas, amilase salivar, o principal objetivo era observaratravés dos experimentos, as reações e resultados verificando a presença de açúcar redutor e amido.

6.2 MATERIAIS E MÉTODOS

Neste experimento, Especificidade Enzimática, utilizamos os seguintes materiais:Materiais laboratoriais: Tubos de ensaio, proveta, pipetas, béquer, cálice, funil, tela de amianto, gase e bico de bunsen.

Soluções: 2 ml de saliva (alunos), invertase, sacarose, amido,maltoses, glicose e frutose.

Reagentes: reagente Benedict e reagente Lugol.

Iniciando o experimento, 2ml de saliva foi diluída na porção de 1:10. Após, em quatro tubos de ensaio, identificados em tudo A, B, C e D, foram adicionados as seguintes soluções:

2ml de Invertase + 2ml de Sacarose 0,1M;

2ml de Invertase + 2ml de Amido 0,1%

2ml de Amilase Salivar + 2ml de Sacarose 0,1M

2ml deAmilase Salivar + 2ml de Amido 0,1%

Em seguida, 15 minutos de incubação a 40 OC, foi dividido o volume dos tubos B e D em duas porções: B1/B2 e D1/D2. Verificou-se a presença de Amido nas amostras B1 e D1 usando 3 gotas de Lugol, após resfriamento. Entao verificamos a presença de Acucar Redutor nas amostras B2, D2, A e C, adicionando 1ml de reagente Benedict aquecimento.

6.3RESULTADOS EDISCUSSÕES

ENZIMA

SUBSTRATO

PRODUTORES

Reação

A

Invertase

Sacarose

Gli/Fru (Benedict)

(Positivo) Telha

B1

Invertase

Amido

(Lugol)

(Negativo) Turvo

B2

Invertase

Amido

(Benedict)

(Negativo)

C

Amilase

Sacarose

(Benedict)

(Negativo) Azul

D1

Amilase

Amido

Maltoses (Lugol)

(Negativo)

D2

Amilase

Amido

Maltoses(Benedict)

(Negativo) Diferente

Azul é positivo para o reagente Lugol e Telha é positivo para o reagente Benedict. Com o reagente Lugol verifica-se a presença de Amido e com reagente Benedict presença de açúcar redutor.

No tubo A, observamos os seguintes resultados: a Invertase (Enzima) quebra a Sacarose (Substrato) e forma o produto, açúcar redutor, adicionando Benedict, observamos apresença de açúcares. Invertase + Sacarose = Glicose + Frutose. Resultado positivo, cor telha.

No tubo B1, Invertase não hidrolisa amido, usando Lugol, foi detectado a presença de Amido. Invertase + Amido = Amido. Resultado positivo, turvo.

No tubo B2, Invertase e Amido com reagente Benedict, o Amido não se transformou em açúcar redutor. Invertase + Amido = Amido. Resultado negativo, sem apresença de amido.

No tubo C, Amilase e Sacarose com reagente Benedict, a amilase salivar não hidrolisa a Sacarose, desta forma não ocorreu a quebra da Sacarose em açúcar redutor. Amilase + Sacarose = Sacarose. Resultado negativo, cor azul.

No tubo D1, Amilase e Amido com reagente Lugol, formação do produto Maltose, a amilase salivar quebrou o amido, e não foi identificada a presença do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorios de aulas praticas de bioquimica
  • Relatório da Aula Prática de Bioquímica
  • Relatório aula prática bioquimica
  • Relatório de aula prática de bioquímica
  • Relatório aulas praticas bioquimica
  • Relatório de aulas práticas de bioquímica
  • Relatório de aula pratica de bioquimica
  • Relatório aula prática de bioquímica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!