Relatório de aula prática - Extração de DNA

Páginas: 6 (1405 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Disciplina - Biocel








RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
EXTRAÇÃO DE DNA





AMANDA GONDO
BRUNA PALUMBO
RENATA BARROS





DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR













SALVADOR
2013



AMANDA GONDO
BRUNA PALUMBO
RENATA BARROS








RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
EXTRAÇÃO DE DNARelatório técnico elaborado a partir de experimento com morangos em aula prática para extração do seu DNA, pela disciplina de Biologia Celular e Molecular, do curso de ciências biológicas da Universidade Federal da Bahia.








Docente Paula Ristow














Salvador
2013

1. INTRODUÇÃO


Todo ser vivo possui DNA (Ácido Desoxirribonucléico).
Ele é umcomposto muito importante, pois contém toda a informação necessária para controlar e organizar as funções do organismo.
Segundo Alberts (2010) “em uma célula eucariótica quase todo o DNA está contido em um núcleo que ocupa cerca de 10% do volume total da célula. O núcleo é delimitado por um envelope nuclear, e armazena e protege o DNA. Nos procariotos o DNA é circular e está solto dentro dacélula".
"O DNA, é uma molécula constituída por uma hélice dupla com os esqueletos açúcar-fosfato presentes na parte externa da molécula. As bases Adenina, Timina, Guanina e Citosina estão na parte interna, orientadas de tal maneira que as pontes de hidrogênio são formadas entre purinas e pirimidinas de cadeias opostas. As bases ficam pareadas de forma específicas onde A sempre pareia com T e G semprecom C. Esse modelo de DNA foi proposto por James Watson e Francis Crick, e tem sido usado sido usado como base da biologia molecular até os dias de hoje". (COOPER, 2001).
O Morango-silvestre (Fragaria vesca) é da Família Rosaceae e é um fruto composto onde são frutos que se originam do desenvolvimento do receptáculo de uma única flor, porém com muitos ovários. (VIDAL).
Segundo a revista épocade 2011 em uma matéria sobre um artigo da Nature Genetics, aborda a sequência genética Fragaria vesca onde o morango possui ''240 milhões de pares de DNA (são 3.000 milhões nos seres humanos), o que o torna um dos menores genomas de plantas economicamente importantes".



2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Extração do ácido nucléico do morango.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Extração eobservação do material genético do morango-silvestre (Fragaria vesca.







3. MATERIAL E METÓDOS

Seguindo os passos do roteiro foram feitos os procedimentos:

Primeiro coloca-se os morangos, previamente lavados em água corrente e sem as sépalas, em um saco plástico limpo.

Feito este passo, os morangos que estão no saco são amassados com os dedos, com o punho e com o auxílio de umbastão de vidro (como se fosse um rolo compressor) por, no mínimo, 2 minutos (Foto 1).
Na hora de macerar é necessário evitar a formação de espuma para que o material genético não seja perdido.
A espuma possui moléculas suspensas e o DNA pode ficar suspenso. No momento em que a mistura for filtrada, a espuma pode não descer e o DNA ficar em cima junto com ela.

Depois de macerados, foiadicionado 10 ml de solução de extração de DNA ao conteúdo do saco. A solução foi misturada ao morango e mais uma vez o conteúdo foi apertado com as mãos por 1min.
Nessa etapa acontece a ruptura física e química das membranas para a filtração do material genético. Separação dos cromossomos em seu composto básico: DNA e proteínas

Depois de misturado, o conteúdo foi filtrado, para o tubo de ensaio, nopapel absorvente com um funil de vidro.O material levou cerca de 30 minutos para ser filtrado e rendeu 1 ml, (Foto 2).
Á partir desse passo é necessário sempre manter o tubo ao nível dos olhos para ver o que está acontecendo.
Depois de filtrado foi adicionado álcool etílico gelado. O álcool etílico tem que ser gelado para condensar a molécula de DNA, (Foto 2).
Em seguida mergulha-se o bastão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de aula prática sobre a extração de dna das células
  • Relatório da aula prática: Extração do dna do morango
  • RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EXTRAÇÃO DO DNA DA BANANA
  • RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA “EXTRAÇÃO DO DNA DE KIWIS MADUROS”
  • Aula prática extração de dna
  • aula prática extração de DNA de morango
  • Extração do dna do morango
  • Relatório de Aula Pratica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!