Relatório de aula prática de aracnídeos

Páginas: 7 (1529 palavras) Publicado: 20 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

Sendo considerado o maior filo de todo o reino animal, o filo Arthropoda compreende mais de 1 milhão de espécies, subdivididas em cinco classes (insetos, crustáceos, quilópodos, diplópodos e quelicerados) que receberam esses nomes em função de suas características externas. No geral, os artrópodes possuem metâmeros especializados, apêndices articulados, exoesqueleto dequitina-proteína, locomoção por contração muscular, crescem por ecdise, sistema circulatório hemocele, órgãos sensoriais, dióicos, tubo digestório especializado e cérebro subdividido em protocérebro, deutocérebro e tritocérebro.
Uma das três linhagens evolutivas dos artrópodes vivos, o subfilo Chelicerata é dividido em três classes: Merostomata, Pycnogonida e Arachnida. Possuem o corpo dividido emcefalotórax e abdomen, um par de quelíceras, um par de pedipalpos, quatro par de pernas e não possuem antenas. Contém espécies marinhas, mas a maioria é terrestre.
A classe Arachnida constitui a maior e a mais importante das classes, onde estão incluídas as aranhas (ordem Araneae), os escorpoões (ordem Scorpiones), os ácaros (Acari) e os carrapatos (Acari). No geral, possuem picutícula, pulmõeslaminares ou traquéias, apêndices adaptados, glândulas de veneno e glândulas de seda, ausência de antenas e mandíbulas.
A ordem Araneae possui aproximadamente 32.000 espécies. Variam de 0,5mm a 9cm de comprimento. Seu corpo é dividido em prossoma e opistossoma e seu cérebro é dividido somente em duas partes protocérebro (ligado aos nervos óticos e à visão) e o tritocérebro (ligado aos nervos dos lábios,trato digestivo e quelíceras). Possuem 4 pares de olhos simples, pulmões laminares e traqueal, um par de quelíceras (constituidas por uma presa e uma peça basal), um par de pedipalpos (nas fêmeas são curtos e em forma de pernas e nos machos modificaram-se como orgãos copuladores e possuem uma garra) e quatro pares de pernas. O opistossoma globoso não é segmentado e se conecta ao prossoma atravésdo pedicele. No sulco epigástrico encontra-se a fenda genital e os estigmas pulmonares são orificios de abertura dos pulmões laminares. Os cribelos são responsáveis pela emissão dos fios de seda e as fiandeiras são responsáveis pela sua tecelagem.
O objetivo da aula prática foi observar as estruturas externas do cefalotórax (prossoma) e do abdomen (opistossoma) de uma aranha.

MATERIAL EMÉTODOS

A aula prática foi realizada no co-laboratório de biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO – Campus Colorado do Oeste, onde utilizou-se como material de laboratório pratos descartáveis, pinça dente de rato, papel toalha, microscópio esterioscópico e luva de procedimento. E como material de apoio utilizou-se um diagrama contendo a morfologia doanimal.
As aranhas (conservadas em álcool 70%) utilizadas na observação são do próprio laboratório, emprestadas para a realização da aula pratica.
Ainda na sala de aula, a turma foi dividida em dois grupos, que usufruíram de 50 min para as observações.
No laboratório, foram passadas as instruções sobre os procedimentos operacionais padronizados de uso interno do laboratório e as instruçõesreferente à aula pratica.
Sobre a bancada, foi colocado um prato descartável contendo uma aranha dentro e posteriormente iniciaram-se as observações das estruturas externas do cefalotórax (prossoma) e do abdome (opistossoma). Com o auxílio da pinça dente de rato, ouve a localização das quelíceras e suas garras, dos pedipalpos e suas garras, do rostro, da epifaringe, do lábio, da boca, do esterno, daspernas e suas subdivisões (coxa, trocânter, fêmur, patela, tíbia, tarso e metatarso – com duas garras), cômoro ocular, fóvea torácica, pedicelo, sulco epigástrico, fenda pulmonar, estigmas pulmonares, cribelo, fiandeiras e orifício anal. A seguir, com o auxilio da pinça dente de rato e de um microscópio esterioscópico, ouve a localização dos olhos.
Ao termino das observações, realizou-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Aula Prática de Fisioterapia
  • Relatorio de aula pratica
  • Relatorio de aula pratica; lipideos
  • Relatório de aula pratica-ecologia
  • Relatório aula pratica Quimica
  • Relatório de Aula Prática
  • Relatório aula prática
  • Relatório de aulas praticas de bcm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!