Relatório de Apresentação de Seminário

Páginas: 9 (2050 palavras) Publicado: 29 de julho de 2014
 Filosofia da Educação Contemporânea


Marcos Antônio Oliveira Andrade, Jorge Da Silva Leite, Júlio César Feitosa Dos Santos, Roberto Alves Da Silva, Rosimeri Santana Da Silva.
RESUMO: A proposta deste artigo é de apontar os mais diversos modos propositais ounão para o desenvolvimento da educação na contemporaneidade, explicitando os trabalhos filosóficos de três pensadores: Karl Marx, Theodoro W. Adorno e Michel Foucault. Neste âmbito tentaremos explicar a educação numa perspectiva marxiana, a busca pela educação e emancipação apresentada por Adorno e a formação do sujeito segundo Foucault.
Palavras-chave: Filosofia; Educação; Contemporaneidade.Abstract
Contemporary philosophy of education. The purpose of this article is to point out the various intentional or not for the development of education in contemporary ways, explaining the philosophical works three thinkers: Karl Marx, Theodor W. Adorno and Michel Foucault. In this context an attempt to explain the education Marxian perspective, the pursuitof education and emancipation by Adorno and the formation of the subject in Foucault.
Keywords: Philosophy; education; contemporaneity.

Introdução

O objetivo deste artigo é de mostrar os mais diversos modos de educação na contemporaneidade, e para isso falaremos de três pensadores: Karl Marx, Teodoro Adorno e Michel Foucault. Estes pensadores contemporâneos nos ajudarão a entender aeducação numa perspectiva mais atual, tentaremos expor o que ocasionou para pensarmos em educação como pensamos nos dias de hoje. Portanto, permearemos por várias áreas do conhecimento, tais como a sociologia, economia, filosofia, política e história.

A educação numa perspectiva marxista

Karl Marx viveu no século XIX, século em que ocorria a consolidação do capitalismo industrial, a grande massapopulacional deixara de viver no campo para buscar melhorias de vida na cidade. No início deste contexto sociopolítico chamado capitalismo industrial seu modo de produção foi marcado por um modo demasiadamente severo de trabalho. Crianças e mulheres trabalhavam de doze a dezesseis horas diariamente e com a iluminação a gás eles passaram a trabalhar até dezoito horas por dia. Neste contexto que Marxviveu, logo seu trabalho foi objetivado neste sentido, numa tentativa de melhorar este sistema no qual a grande massa populacional estava inserida.
A educação para Marx faz parte da dinâmica da política, a pedagogia tem um importante papel na sociedade, pois a mesma deve colaborar para o desenvolvimento não individual, mas coletivo em prol da sociedade. Para melhorar a superestrutura ideológica épreciso que haja um investimento político para mudar o cenário da infraestrutura econômica e da estrutura social. A educação numa perspectiva marxista tem duas tarefas: a primeira tarefa é de criticar as mais diversas formas de alienação a que somos conduzidos pelas ideologias. A segunda tarefa é de propor uma nova realidade social, cobrar novas práxis dos agentes históricos.
Para fazer umtrabalho de esclarecimento da sociedade são necessárias as chamadas “ ciências críticas” tais como: economia, filosofia, História, e Política. Assim como no iluminismo, o marxismo privilegia a razão, no entanto, ao invés da neutralidade, ele busca a transformação social, a “práxis”. O marxismo busca utilizar todos os recursos acumulados pela cultura para o desenvolvimento de uma educaçãoemancipatória. Combater a alienação e a desumanização era, para Marx, a função social da educação. Para isso seria necessário aprender competências que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social.
Educação em Teodoro Adorno

Para Adorno, a educação deve, simultaneamente, evitar a barbárie e buscar a emancipação humana. Ele questiona a educação autoritária e pensa numa educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • APRESENTACAO SEMINARIO
  • Apresentação de Seminário
  • APRESENTACAO DE SEMINARIOS
  • Relatório de apresentação
  • apresentação de relatórios
  • APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO BIOQUÍMICA
  • ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS
  • DICAS DE APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!