Relatório de apicultura

Páginas: 9 (2209 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
RELATÓRIO
Nome:
Curso:
Disciplina:
Profª

Setor: Centro de Estudos Apícolas (CEA)

Resumo
Foram realizadas visitas ao apiário para entender como as abelhas podruzem o mel e como ele é extraído para ser processado; à casa de cera onde são manipulados outros produtos apícolas; e ao laboratório de estudos de produtos apícolas, que testa a qualidade dos produtos comercializados porapicultores da região.

1. Introdução
O CEA-UNITAU investe na área do Agronegócio Apícola, comercializando o mel que é fabricado nesse setor, servindo de  importante ferramenta na profissionalização  da apicultura  brasileira.
O laboratório visa o controle de qualidade dos produtos apícolas, para assegurar ao consumidor um produto livre dos inúmeros processos de adulteração. Também realiza estudosda Cadeia Produtiva do Pólen Apícola Brasileiro contribuindo com dados da produção, qualidade físico-química do pólen comercial, resultando em sua valorização no mercado atual.

2. Atividades desenvolvidas

Período de Execução: As visitas ao setor foram realizadas nos dias 30/03 e 06/04 do ano de 2011.

2.1. Apiário
O apiário é um local onde ficam as colméias, esse local deve serpreferivelmente seco, com iluminação solar, de fácil acesso, com uma distância segura de residências, pessoas e animais para o confinamento das abelhas.
Colméia é o nome dado a caixa onde habitam as abelhas, essas caixas devem estar em posições estratégicas: ligeiramente voltadas para o poente, o lado nascente geralmente deve bater no lado direito da caixa e devem ter uma distância de 10m uma da outra,para que o manejo em uma colméia não interfira no trabalho de outra; elas também possuem dimensões padrões, a caixa mais utilizada é a do modelo “Langstroth” – que é o nome do idealizador - esse modelo tem as seguintes medidas: 40 cm de altura x 45 cm de largura x 60 cm de comprimento. O criador dessas medidas desenvolveu sua colméia com o que chamamos hoje de “espaço abelha”, que é o menor espaçolivre entre um favo e outro, ele é a própria referência da abelha no interior da colméia. As abelhas vedam, com própolis, todas as frestas inferiores a 4,8 mm e constroem favos nos espaços superiores a 9,5 mm. Ao descobrir essa característica das abelhas, Langstroth desenvolveu um tipo de colméia, composta por dez quadros que mantém entre si e entre as paredes, a segura distância de 9 mm, emmédia. Isto é conseguido com o uso dos quadros de Hoffmann, dotados de espaçadores automáticos, ou seja, que já mantém o chamado espaço abelha, entre si.
Uma colméia é constituída basicamente por: um fundo, um assoalho, um ninho (que é compartimento reservado ao desenvolvimento da família), a melgueira (compartimento onde é armazenado o mel), os quadros (nos quais são moldados os favos de mel ou decria) e uma tampa (que reveste toda a colméia). Os favos de mel que são moldados para pôr nos quadros são feitos com cera alveolada que é fabricada pelas próprias abelhas. Durante a florada pode acrescentar outros componentes como: telas excluidoras e sobre-ninhos. A tela excluidora é para não permitir o deslocamento da rainha do ninho para a melgueira, onde poderia depositar seus ovos e comprometero mel.
Na figura a seguir há um exemplo da caixa Langstroth com componentes adicionais:

Figura 2. 1 - Caixa Langstroth
Fonte: Portal São Franciso

Outro fator importante a se considerar é o clima do ambiente em que será implantado um apiário, há a necessidade de calor nesse local, porque sem calor não é possível evaporação da água do mel e não tem como o mel ficar concentrado. Econsidera-se como flora ideal, a nativa, pois em flora plantadas (como monocultura, dicultura, tricultura) pode ocorrer contaminação do mel, por causa dos processos à que são submetidos.
Uma colmeia é formada, em média, por uma rainha, milhares de operárias e centenas de zangões. As abelhas vivem em sociedade e são extremamente organizadas e produtivas. A abelha operária nasce de um ovo fecundado e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Apicultura
  • APICULTURA
  • Apicultura
  • APICULTURA
  • Apicultura
  • Apicultura
  • APICULTURA
  • Apicultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!