Relatório de aas

Páginas: 7 (1569 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: BIOMEDICINA

PRODUÇÃO DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO

Ilhéus Junho/2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: BIOMEDICINA

PRODUÇÃO DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO

Relatório solicitado pela professora Tânia Maria Brito, como cumprimento das atividades da disciplina QuímicaGeral e Orgânica. Por: Arielle Oliveira Cruz, Caroline de Souza Pereira, Erick Ramos, Evelin Catharine Marques e João Omar Galvão Góes.

Ilhéus Junho/2010 2

RESUMO
O relatório faz referência à prática de obtenção do ácido acetilsalicílico, utilizando, em solução aquosa, anidrido acético como catalisador do ácido sulfúrico. Essa reação de acetilação é, normalmente, empregada na obtenção deaspirina (AAS) que é utilizada principalmente pela indústria farmacêutica na fabricação de comprimidos antigripais, devido ao AAS ser um fármaco com propriedades analgésica e antipirética. Com esse fim, utilizaram-se procedimentos simples como pesagem, fervura, filtração à vácuo, etc. chegando-se a um rendimento positivo, cerca de 50%.

3

ÍNDICE
1.INTRODUÇÃO........................................................................................................ 05 1.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................... 05 2. MATERIAL E MÉTODOS...................................................................................... 06 2.1 MATERIAIS E REAGENTES................................................................................. 06 2.2PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL................................................................... 06 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO............................................................................. 08 3.1 QUANTIDADES DE REAGENTES E PRODUTOS............................................. 08 3.2RENDIMENTO........................................................................................................ 08 4. CONCLUSÃO.......................................................................................................... 10 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................... 11

4

1. INTRODUÇÃO
1.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O ácido acetilsalicílico, também conhecido como aspirina, é uma droga da família dos salicilatos compropriedades analgésicas, antipiréticas e antiinflamatórias.

Figura 1 – Aspirina

O primeiro passo em direção a descoberta desse medicamento foi dado em 1763 por Edmund Stone. Ele notou que a casca do salgueiro propiciava um tratamento efetivo para pacientes que sofriam determinado tipo de febre. Para Stone, a explicação para o efeito da casca do salgueiro era simples. Segundo ele, “os remédios demuitos males naturais estão sempre situados próximos às suas causas”. De fato, o salgueiro cresce nas mesmas regiões úmidas onde se pode adquirir esse tipo de febre. Cinquenta anos se passaram até que o ingrediente ativo da casca do salgueiro fosse isolado e denominado Salicina. Mais cinqüenta anos decorreram até que a síntese industrial desse composto se tornasse disponível. Finalmente, em 1898 FelixHoffman relatou que o éster acetílico do ácido salicílico (ácido acetilsalicílico) era mais efetivo e, ao mesmo tempo, mais bem tolerado pelo organismo que o ácido salicílico. Ele denominou esse composto Aspirina. Quimicamente, a aspirina é denominada como ácido 2-acetoxibenzóico. Este medicamento é um composto orgânico fabricado por meio da reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético,matérias-primas que podem ser de origem petroquímica.

Figura 2 – Síntese de aas

O objetivo desta prática é a síntese de ácido acetilsalicílico e a determinação do rendimento dessa síntese.

5

2. MATERIAL E MÉTODOS

2.1 Materiais e reagentes
Proveta de 50 ml; Funil de buchner; Erlenmeyer de 200 mL e 250 mL; Condensador; Garra; Béquer de 300 ml; Kitassato; Ácido Acético; Ácido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório aas
  • Relatório AAS
  • relatório aas
  • Relatório AAS
  • Relatório aas cachaça
  • Relatorio Sintese de AAS
  • Relatório Síntese do AAS
  • Relatório de química AAS Titulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!